João Pedro,
Olá caros leitores, hoje, vim aqui porque gostaria de falar sobre o que é entretenimento e qual é a importância de termos ele em nossas vidas.
Pode ser considerado entretenimento, toda atividade que te distrai ou desvirtua de seus problemas em geral e, principalmente os problemas cotidianos, também pode ser considerado entretenimento algo que te diverte e dá prazer.
Algumas das principais atividades de entretenimento são: prática de esportes, jogos, leitura,
ouvir música, assistir vídeos, séries ou filmes, televisão, rádio ou até outras atividades como a pesca. Desde algum tempo, temos locais focados para o fornecimento de entretenimento pago, ou gratuito para a população em geral, como: cinemas, teatros, museus, bares, parques, zoológicos etc. Também temos atividades que são feitas em certas localidades pela população como forma de divertir-se/distrair-se, geralmente sem o intermédio da administração pública, como: acampamento, piqueniques, trilhas etc.
ouvir música, assistir vídeos, séries ou filmes, televisão, rádio ou até outras atividades como a pesca. Desde algum tempo, temos locais focados para o fornecimento de entretenimento pago, ou gratuito para a população em geral, como: cinemas, teatros, museus, bares, parques, zoológicos etc. Também temos atividades que são feitas em certas localidades pela população como forma de divertir-se/distrair-se, geralmente sem o intermédio da administração pública, como: acampamento, piqueniques, trilhas etc.
Uma vez perguntado “Por que a humanidade precisa se divertir?” ao escritor de ciência americano, Steve Johnson, em entrevista ao site SUPER (super.abril.com.br), ele respondeu que, “Eu acho que tem a ver com a experiência de novidade e surpresa; uma parte significativa de nossa inteligência vem do nosso interesse em coisas que nos surpreendem desafiando nossas expectativas. Quando experimentamos essas coisas, temos um pequeno estímulo que diz: (Preste atenção nisso, isso é novo)”. Eu realmente, acho que o lazer, possibilitado através da diversão é bem importante, pois além de conseguirmos nos focar em outra coisa que não o trabalho e a rotina comum, teremos nosso tempo de descanso e relaxamento “que podem trazer inúmeros benefícios, não só para sua saúde física, como para sua saúde mental e psicológica”.
Sempre tive um pensamento de que grande parte das coisas que fazemos são motivadas pela diversão e prazer. Por exemplo, um dos motivos para você estudar é conseguir uma possibilidade de trabalho melhor e mais bem pago, mas por que você quer uma quantidade maior de dinheiro? Existem várias possibilidades para isso, estabilidade e segurança financeira, ajudar o próximo, a possibilidade de você ajudar seus amigos ou familiares ou até mesmo só para deixar guardado, mas, com certeza, um desses possíveis motivos é para poder gastá-lo se divertindo, viajando, indo a festas, curtindo com seus amigos ou até comprando bens materiais sem precisar se preocupar com as contas no fim do mês.
Se pensarmos no entretenimento em âmbito mundial, as formas dele podem variar bastante. Nos Estados Unidos, os shows de “stand-up comedy” são uma das formas mais comum, junto com o cinema entre outros.
já no Brasil, os serviços de “streaming”, como Netflix e Prime Video são bem comuns junto com a prática de esportes e a música. No continente africano em geral, a atividade que mais se destaca é música, ficando atrás somente da internet; outra área que relevante lá é o ramo de cassinos, tendo o “bingo playbounds”, como um dos que mais tem destaque.
Já no Japão, por exemplo, que é um país onde o povo é mais reservado, além de atividades comuns como música, serviços online etc, as crianças japonesas tem o costumes de ler mangá (livro parecido com os “comics”), outra coisa que se pode ver lá de forma mais comum são os karaokês e os chamados “maid-café”, uma cafeteria onde as pessoas fazem cosplay de animes ou mangás, normalmente são garçonetes.
Acho que com isso pude esclarecer melhor para as pessoas que ainda tinham dúvidas em relação ao assunto e talvez aprofundar o conhecimento de quem já sabia. Este foi meu texto, tem alguma opinião, crítica construtiva ou sugestão? Deixe nos comentários.
Referências:
Imagens:
Comentários
Olá João, cada vez mais me impressiono quando o assunto é entretenimento. penso sempre, o humano é tão criativo em suas formas de entreter o publico, que colocamos dois humanos dentro de um ringue e vemos quem aguenta mais. creio que se usássemos essa criatividade para outras coisas iriamos longe. brincadeiras a parte, acho muito bacana analisar todos os vários tipos de entretenimento, desde um reality show, até uma simples partida de futebol, tudo isso voltado a entreter o publico. realmente, creio que relaxa e faz com que tiremos os pensamentos da rotina.
Oi João, gostei muito do texto, principalmente pra época em que vivemos atualmente onde entretenimento é um bom estímulo para conseguir suportar o distanciamento social. Achei que poderia citar um pouco da história do entretimento como o "Pão e circo" na Roma, mas não deixa de trazer informações interessantes. Gostei muito do parágrafo onde cita oque Steve Johnson fala em entrevista, dizendo que parte da nossa inteligência vem com as experiências novas e surpreendentes fazendo nosso cérebro prestar mais atenção, pois é um assunto novo.
Realmente, não lembrei, nem pensei em citar a história do entretenimento nas antiguidades como o fenômeno do "pão e circo". Obrigado pela sugestão.
Fala João, beleza cara? Seu texto está super informativo, elaborado e compreensivo. Achei tanto quanto surpreendente a vinda do tema "entretenimento" aqui no blog, e por esse motivo interessou-me bastante a ler o seu texto. Sobre do que está se tratando nele, achei muito bem informativo conceitualizar primeiramente o que é "entretenimento", e em seguida citar as suas diferentes formas e maneiras tanto de maneira geral como individualmente para alguns países. Creio eu que os "benefícios do entretenimento" falados pelo escritor de ciência americano, Steve Johnson, estão totalmente corretos, pois quem não se sente bem fazendo alguma coisa que você realmente passe o tempo descansando, sem a complicação e estresse do cotidiano? Além do mais, há alguns tipos de entretenimentos que requerem as ações de outras pessoas para que de fato ele ocorra, sendo 22 jogadores procurando a bola, ou uma simples pessoa arriscando sua vida para conseguir visualizações, então o sentido de entretenimento é super bom, mas em algumas circunstâncias chega a ser exagerado e viciado. Adorei o trabalho, que para mim foi um entretenimento pois gosto muito de ler e aprender coisas novas, então muito obrigado!
Att. Lucas França 9C.
Att. Lucas França 9C.
Acho muito importante o entretenimento porque é uma forma de como "descansamos" a mente depois dos estudos ou do trabalho. Também faz com que nos desliga das preocupações cotidianas e problemas da vida.
Muito bom seu texto, João! Gostei de saber as formas de entretenimento de outros lugares. Mas, fiquei pensando em como atualmente com o que estamos passando isto é mais complicado, como a netflix já é algo que estou "enjoada" e parece não me entreter mais direito, e pelo que percebo, não é só comigo e anda sendo bem recorrente. Acho que voce poderia ter falado mais em como isto é complicado atualmente, nesse período vi muitas pessoas entrando para o meio das redes sociais tentando trazer mais conteúdo e entretenimento para determinados públicos, já que como por exemplo o ato de ir ao cinema (que é um meio de entretenimento) não é mais possível.