Pular para o conteúdo principal

Belarus e seu governo autoritário

Dante, 

Eae, já ouviu falar em Bielorrúsia ou Belarus? Lembra um pouco Rússia né? Pois é, eles até compartilham a mesma língua, parecem até irmãos. Este país fica localizado na Europa oriental, lá se fala russo e bielorruso. O país é conhecido pelo regime ditatorial que lá é
presente até hoje e no ano de 2020 foram completos 26 anos de ditadura no local.

O país por fazer parte da Europa oriental e da antiga União Soviética foi também alvo da Segunda Guerra Mundial já que Belarus uma era segunda república polonesa, nessa época Belarus perdeu cerca de 1/3 de sua população. 

Esta nação está num grupo de desenvolvimento "muito elevado" quando o assunto é IDH, tendo uma taxa de 99% de alfabetização e um sistema de saúde extremamente bom. 

Porém, como nem tudo são flores, o país sofre com um regime ditador, o qual citei um pouco acima. Até os anos de 1996 o tempo de presidência entre cada ano de votação era de 5 anos, porém foi aumentado para 7 logo no primeiro mandato de Alexander Lukashenko. No ano de 2006 Alaksandar Milinkievič tentou concorrer contra o presidente e tinha coligação com Alyaksander Kazulin (que na época estava ficando famoso por sua resistência ao


governo ditador) que foi espancado por policiais na rua durante protesto envolvendo a Assembleia Popular da Bielorussia, pouco tempo depois Alexander foi reeleito com 80% dos votos. Muitos disseram que os números foram fraudados, porém a Federação russa afirmou que as eleições foram "livres e justas". 

Alexander Lukashenko, presidente da bielorrussia há 26 anos disse a imprensa que seu governo é "autoritário". Por conta disto e outros motivos o Conselho da Europa proibiu desde 1997 filiação à Belarus, ou seja, as nações europeias são proibidas de ter ligações políticas com a Bielorrúsia. Alexander afirma que tem um governo limpo e diz que estes países apenas querem tirar-lhe o poder. 
Um fato curioso e assustador é que a Bielorussia é o único país da Europa que ainda é a favor da pena de morte a crimes mesmo durante períodos de paz. 

Os protestos lá são constantes no ano de 2020, já que este ano o presidente Alexander ganhou novamente as eleições, apesar de toda as manifestações e reprovações de nativos e até mesmo de outros países, o presidente parece não se abalar, e por enquanto não é possível dizer se esta "ditadura" está próxima ou não do fim. 

REFERÊNCIAS: 
-https://bit.ly/3nKBoeG
-https://bit.ly/3173gQm

CRÉDITOS DAS IMAGENS:

Comentários