Pedro Henrique (a), Davi (c)
Para falar sobre as eleições do presidenciáveis estadunidenses de 2020, temos que citar o atual presidente e candidato à reeleição Donald Trump. O republicano assumiu o cargo dia 20 de fevereiro de 2017, vencendo assim a democrata Hillary Clinton e sucedendo Barack Obama. Trump leva consigo uma política considerada por muitos como radical, isso se deve por: provocar uma guerra comercial com a China; propor a construção de um muro na fronteira com o México; tirar os EUA do acordo de Paris e do acordo nuclear, juntamente com o Irã.
Contudo seu índice aprovação “geral” fica em torno de 30 a 40%, enquanto sua aprovação em questão da economia é de 50 a 60%. Pode se dizer que isso acontece porque Donald antes da presidência já era um conhecido homem de negócios, um dos seus maiores feitos como presidente, foi que em julho de 2019 o desemprego do país chegou a 3,6%, em comparação, antes do seu mandato o índice de desemprego estava em 5,0%.
Eis aqui as propostas de Donald Trump e Joe Biden, os dois principais candidatos:
- Donald Trump, Vice Mike Pence (Republicanos): Umas das principais propostas dadas pelo Trump foi sobre o papel militar dos EUA nas guerras. Sua ideia é de deixar de dar ajuda militar para os outros países e focar na defesa do país. Outra proposta bastante polêmica foi em questão dos imigrantes, que fazem grande parte da população americana e são super importantes para a economia do país, porém mesmo assim, Trump promete expulsar três milhões de imigrantes ilegais dos EUA, terminar de construir o muro na fronteira com o México e restringir a entrada de muçulmanos no país que são muito associados ao terrorismo lá.
- Joe Biden, sem vice (Democrata): Pretende expandir a verba no projeto Obamacare (Programa de saúde feito pelo ex-presidente Obama em 2010). Pretende também tornar gratuitas as Community College, faculdades focadas no mercado de trabalho. Outra proposta é que quem tem U$125.000 de renda anual não pague mais pelas universidades públicas. Além de aumentar os impostos para pessoas com mais renda e fazer o contrário para os de baixa renda. Outras propostas são a volta dos EUA para o acordo de Paris e criação do projeto Clean Energy Revolution que tem a finalidade de limitar drasticamente a poluição causada pelo produção de energia.
Joe Biden (esquerda) e Donald Trump (direita) |
No dia 4 de Julho, o rapper, compositor e produtor musical Kanye West anunciou que iria lançar sua candidatura para presidente dos Estados Unidos e que não apoiaria mais o atual presidente e candidato à reeleição Donald Trump. Kanye ainda não falou quando entrará para a corrida eleitoral além de não ter um vice e nem um partido, mas mesmo assim ele já tem apoio de alguns nomes famosos, como por exemplo o empreendedor bilionário Elon Musk e a socialite esposa de Kanye Kim Kardashian. Essa não foi a primeira vez que o cantor diz que seria presidente, no MTV Video Music Awards de 2015 kanye falou que disputaria a presidência em 2020, porém virou alvo de chacota.
Mas será que ele tem chances de ser presidente? Kanye já tem alguns problemas para conseguir se eleger, em primeiro lugar ele se anunciou apenas 4 meses antes das eleições, além de não ter apoio nem dos democratas e republicanos (maiores partidos dos EUA), já que ele terá que disputar com o republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden, as opções dele seria se filiar com um partido menor, já que ele teria poucas chances com uma candidatura independente.
O vencedor desta eleição terá uma grande responsabilidade e terá uma importância de escala mundial se tratando dos Estados Unidos. Nós achamos que a política nos Estados Unidos é algo muito polarizado entre os democratas e republicanos, porém como não entendemos nada sobre a política nos EUA, não fazemos a menor ideia de quem pode ganhar, apenas sabemos que os candidatos mais prováveis a se candidatar são Joe Biden e Donald Trump.
Fontes
Fonte das imagens:
Comentários