Pular para o conteúdo principal

O descanso da Terra

Júlia e Rafaela (a)

Você já parou para pensar sobre a poluição que cerca todo o nosso mundo? Se já, achou que algum evento específico seria capaz de diminuí-la? Pois então, um vírus que surgiu na China, que ataca principalmente o sistema respiratório, causou uma queda dramática da poluição em todo o mundo por causa das pessoas que precisam se manter em quarentena na suas próprias casas.

Devido ao isolamento social, um dos pontos turísticos mais visitados do mundo, é um exemplo de como a poluição diminuiu por conta da quarentena.

Em apenas doze dias as águas dos canais de Veneza, que antes eram poluídos e sem vida animal, atualmente por causa da falta de turistas, a Itália registrou melhorias nesse aspecto. 

Os moradores de Veneza se surpreenderam ao ver que as águas da cidade não são mais turvas, assim, mostrando a vida animal aos moradores que puderam ver cardumes de peixe, cisnes e até golfinhos nadando pelos canais de Veneza

Já na China, a diminuição da poluição no ar, foi a mais aparente. Estudos mostraram uma melhora de 21,5% na qualidade do ar da capital Pequim, onde é comum os moradores usarem máscaras para se proteger da poluição.


O mapa acima ilustra a emissão do dióxido de nitrogênio (NO2). Esse é um gás que é liberado pelas indústrias e veículos. O lado esquerdo do mapa, mostra a China em 2020 entre o dia 1 e 20 de janeiro, e o direto entre o dia 10 e 25 de fevereiro. Essas fotos vieram dos satélites da NASA e da ESA (Agência Espacial Europeia).


A NASA também alegou que viu esta mudança em outros países durante crises econômicas, maiores que a queda de NO2 verificada na China no momento de isolamento social. Fazendo esse texto, tivemos mais noção de como pequenos gestos de nós seres humanos, podem afetar a natureza, e de como poluímos o meio ambiente mesmo sem perceber. 

Pelo visto você leu até aqui!! muito obrigado por ler!!!

Referências:


Créditos das imagens:

Comentários

Anônimo disse…
Mariana Seemann 9A


Eu gostei bastante do texto, achei que esse seria o tema que mais seria abordado durante a quarentena, fico feliz que finalmente alguém tenha falado disso, parabéns para a dupla. Por mais que o texto tenha ficado meio curto, gostei que vocês falaram dos canais de Veneza e da poluição do ar, é uma coisa que deveriam sempre ser cuidadas.
Anônimo disse…
Vitória (c)
Achei o texto muito interessante, esse assunto é realmente muito imprescindível, afinal estamos falando do nosso lar.
A única questão que eu levantaria nele, é o como podemos manter essa situação em um nível tão favoráveis, já que esperamos que a pandemia seja superada o mais prontamente o possível. Ou seja, como podemos, mesmo em condições normais, preservar o planeta?
Muito obrigada pelo texto ;)
Maria Luíza (C) disse…
Achei o texto muito bom e interessante, ele apesar de curto chama bastante a atenção de quem olha. A diminuição da poluição é uma questão muito benéfica para todos do planeta terra, achei que isso seria mais falado, mas esse é o primeiro texto com esse tema que vejo. Eu sugeriria vocês terem procurado formas de isso continuar acontecendo no mundo e a poluição ir diminuindo cada vez mais. Achei também que voces poderiam ter comentado sobre o maior buraco na camada de ozônio do ártico que se fechou no final de abril.
Enzo Sanches Maciel 9C disse…
o texto ficou bom, parabéns, queria muito ler algo sobre esse tema de poluição, foi uma parte boa no se parar pra pensar em tantas coisas ruins que o corona vírus trouxe para o mundo, acho que mesmo depois que a quarentena acabar ainda é possivel manter grande parte disso sem poluição, só precisamos ver que do mesmo jeito que nós criamos a poluoção, nós também podemos melhorar ela