Pular para o conteúdo principal

Poluição atmosférica, um risco mundial

José Antônio (b)

Olá a todos, neste post vou discutir um pouco sobre a poluição atmosférica, falando de seus riscos à saúde humana, problemas que ela pode ocasionar, sua queda diante da quarentena ocasionado pelo coronavírus, entre outras coisas. 

O que é a poluição atmosférica? A poluição atmosférica se trata de gases poluentes que causam danos à saúde humana e ambiental. Esses gases podem ser produzidos de muitas formas e jeitos, alguns sendo produzidos pelo próprio ser humano e outros pela natureza, confira alguns exemplos. 

- Fontes naturais: os gases formados por fontes naturais, são gases causados pela própria natureza, sendo encontrados geralmente em queimadas e erupções vulcânicas. Sua composição química trata, na maioria das vezes, de emissões de gases CO2, um agente químico que além de prejudicar a saúde humana e ambiental também prejudica a barreira de ozônio, deteriorando-a.

-Fontes humana/antropogênicas: os gases formados por fontes de origem humana, podem ser emitidos de diversas formas, como por exemplo: indústrias, meios automobilísticos, criação de animais, etc. Sua história vem de muito tempo atrás, tendo como exemplo a Roma antiga, que usava o carvão com fonte de energia. Como possui uma grande magnitude de emissores, seus gases também podem se diversificar muito, sendo os mais citados: CO (monóxido de carbono - encontrado geralmente em meios automobilísticos), CO2 (gás carbônico -encontrado em muitos meios de emissões, como meios automobilísticos e indústrias) e SO -(dióxido de enxofre - meios automobilísticos). 

Poluição atmosférica e seus riscos: como muitos já sabem, a poluição atmosférica pode levar a vários riscos à saúde humana e ambiental, diante disso, vou mostrar algumas consequências que ela pode causar tanto para o ser humano, quanto para a natureza. 

-Riscos à saúde humana: a poluição atmosférica é muita perigosa para a saúde humana. Se inalada/absorvida em excesso, pode provocar sérios problemas de saúde, com por exemplo: câncer pulmonar, infecções respiratórias, doenças cardíacas, podendo chegar ao óbito das pessoas. As áreas urbanas concentram grande parte desses poluentes atmosféricos, principalmente pela grande presença de fábricas e de veículos automobilísticos, sendo esses gases na maioria o CO e o CO2. 
 
-Riscos ao meio ambiente: além da saúde Humana, os poluentes também causam um grande risco ao meio ambiente, como por exemplo: aquecimento global, gerado pela grande emissão de gás carbônico; chuvas ácidas, escurecimento do céu, contaminação da água, entre outras coisas. 

Formas de diminuir os gases poluentes: além de ser pouco provável que iremos a curto prazo parar de produzir tais gases, pois estamos em uma sociedade produtora dos mesmos, penso que algumas ações poderiam ajudar a aliviar o problema, tais como:  a pesquisa de outros meios de transportes automobilísticos, que não consistem no uso de energia que dispersa poluentes atmosféricos; a filtragem e tratamento dos gases poluentes; a diminuição do uso de matérias primas produtoras de poluentes em indústrias (como por exemplo o carvão), entre outras coisas. 

A pandemia do corona vírus e a queda de poluentes atmosféricos: tratarei aqui das mudanças e da queda drástica dos poluentes atmosféricos por causa do corona vírus, levando em base alguns estudos de universidades e empresas. 

Como a maioria sabe, muitas empresas pararam de produzir por tempo indeterminado por causa da corona vírus, além disso, também teve uma queda drástica no uso de carros. Por consequência desses atos, a poluição atmosférica teve uma queda gigante em muitos países, como por exemplo cito um estudo feito pela universidade de Columbia (EUA), apontando que nova York teve uma queda de 50% na dispersão de monóxido de carbono(CO). Esse mesmo  estudo afirma que na Itália, a emissão de dióxido de nitrogênio está 40% menor que de costume. Além disso, há estudos do site Carbon Brief (Reino Unido) que indica que a quantidade de gá carbono na atmosfera mundial pode cair em até 7%. 
Neste vídeo podemos ver de forma mais visual como aconteceu essa queda drástica no uso de poluentes atmosféricos. O vídeo,em 15 segundos, mostra a queda do uso de poluentes atmosféricos na Itália. 

https://waqi.info/pt/
Como saber o índice de poluição no ar? Há muitos meios de saber o nível de poluição do ar, por exemplo por meio de notícias e jornais, entretanto eu encontrei um jeito mais interessante de se saber. Esse jeito é por meio de um site chamado: waqi (world air quality index/indicie de qualidade do ar). Um site que por meio de pesquisas, cria um mapa mundi situando os locais com maior e menor índice de poluição atmosférica. A única parte ruim, é que por ser um site novo, nem todos os países estão situados nele.  Confira:

Uma sociedade dependente dos poluentes químicos: antes de terminar o post, queria fazer uma reflexão pessoal baseado em nossa dependência do uso deles em nossa sociedade atual.  

Como muitos já sabem, na nossa sociedade atual, estamos enfrentando muitos problemas ambientais ocasionados por nós mesmos, como o aquecimento global, destruição da camada de ozônio, etc. Sempre pensamos em como acabar com isso, mas nunca nos lembramos de nossa dependência do uso dos poluentes atmosféricos. Nossa dependência, ao uso de poluentes químicos, fica cada vez mais presente na nossa sociedade contemporânea. Pensando assim, percebi que se quisermos acabar com os poluentes químicos teremos que enfrentar graves mudanças na nossa sociedade atual, como o uso de automóveis.  Mesmo tendo já veículos à base de eletricidade, teremos uma grande diminuição no transporte de mercadorias, elevando o preço de alimentos, brinquedos, materiais ,etc. Além disso, também perderemos muitos materiais feitos com o uso de poluentes químicos, e por fiml, em visão geral, teremos uma grande mudança na globalização mundial. 

Após ter feito  esse post, tive um noção maior sobre o que são os poluentes atmosféricos, pois antes pensava que eram apenas coisas prejudicais à saúde, mas agora sei muito mais, como por exemplo o nome de alguns deles e seus problemas na nossa sociedade atual. Enfim, pelo visto você chegou até o final, então , obrigado por ter lido ^-^. 

-Link das imagens: 

-Link de referências/inspirações: 

Comentários

Wilson 9A disse…
Eu achei muito interessante seu post, é um assunto que todos nós devíamos ter consciência, pois trata-se do mundo em que vivemos, e na minha opinião, esse vírus que está em todo o planeta foi meio que um refúgio que a natureza encontrou para se recuperar do mal que fizemos a ela.
João Pedro 9A disse…
Oi José, tudo bem? Achei seu post interessante, pois também vi nos jornais a uns dois meses atrás, que muitas partes super poluídas do mundo estão voltando ao seu estado original, como por exemplo o canal de Veneza, que era um local muito poluído, voltou a ter peixes, ou também em outras cidades, onde animais silvestres foram vistos vagando. Acho o tema interessante de ser discutido e gostei da ligação que você fez com o momento atual que vivemos. Gostei da publicação. Abraço.
Kauã Leonardo disse…
Gostei bastante do assunto, e espero que todo mundo veja a importância dele, pois ele está no nosso mundo a bastante tempo.
Achei o texto bem completo, gostei bastante de você ter posto o vídeo pois ele fez com que a compreensão do texto fosse melhor.

Kauã 9A
Mariana Luna, 9C disse…
Gostei muito do texto, está direto e bem escrito. Como um dos emisores de gazes são as indústrias, logo lembrei da obsolescência planejada (ou obsolescência programada), que se trata de fabricar produtos com menos durabilidade e utilidade a longo prazo com o objetivo de fazer com que o consumidor tenha que comprar produtos novos com mais frequência, assim dando lucro as empresas. Além da maior geração de lixo que a obsolescência planejada trás, esse texto me fez refletir que ela envolve não só geração de lixo, mas também poluição atmosférica (por causa da maior demanda das indústrias) assim como o esgotamento de recursos naturais. O que me aborrece é que a humanidade está se autodestruindo agindo dessa forma, as empresas pensando somente no lucro momentâneo e sendo egoístas com o futuro,prejudicando também a saúde das pessoas (como dito no texto).
Há um vídeo muito bom no YouTube que fala sobre a obsolescência programada e outros temas, como também a queima de lixo que intensifica a poluição atmosférica.
O vídeo está disponível em https://youtu.be/2URu0cWVJYs no canal Fabio Bernades,com o título "A história de coisas, obsolescência programada". A obsolescência programada é explicada no minuto 12:30 do vídeo, caso não queiram ver o vídeo todo. Vale a pena assistir.
Anônimo disse…
Rafaela - 9A

Olá José, tudo bem? Achei o texto muito bem escrito, e os tópicos bem separados. Seu tema é muito interessante, gostei muito dele, e como você o colocou no contexto que estamos vivendo. E espero que as pessoas reflitam com este texto. e vejam os malefícios que a poluição atmosférica traz para nossa saúde e para o meio ambiente.