Por Marcello,
Com a criação do futebol em 26 de outubro de 1863 na Inglaterra, começa uma nova era, o esporte que atualmente é o mais famoso foi criado, e apartir dai, só começou a se popularizar cada vez mais,Charles Miller foi o homem que introduziu oficialmente o esporte em 1894, no Rio de Janeiro.
Daí em diante para quem entende o mínimo de futebol sabe os famosos eventos que acontecem no esporte: Copa do mundo, liga dos campeões, melhor jogador(a) do mundo, ligas, Série A, Série B etc...
Enfim, não estou aqui para contar coisas boas, acontecimentos famosos ou "babados" de jogadores populares e como podem ver no título, uma coisa lamentável que esta acontecendo no mundo do futebol, o RACISMO, afinal, o racismo no futebol não é tão atual assim como pensamos, sabemos que o racismo no futebol e no mundo não é de hoje, vem de muito tempo atrás.
O racismo muito antigamente (idade média) já era presente, porém nessa época era em uma forma mais xenofóbica, como se fosse um racismo mascarado.
Na Idade Média não havia necessariamente o racismo da forma que apareceria futuramente, o que havia era o sentimento de superioridade xenofóbico de origem religiosa. Como podemos ver, as raízes do racismo são muito mais antiga do que pensamos.
Assim como em qualquer atividade no mundo ou esporte, ou qualquer coisa, haverá traços de racismo, nós lutamos atualmente para mudar esse preconceito, somos educados desde pequeno para que quando crescermos, não nos tornemos racistas, somos educados a entender as diferenças que o ser humano tem, assim como em qualquer espécie do mundo haverá: um bicho maior, outro mais gordo, outro de uma cor diferente, enfim, com o ser humano é a mesma coisa, o que muda é a parte externa, por dentro somos iguais, pessoas devem ser julgadas por suas atitudes e não pelo seu tom de pele.
Queria abordar aqui 2 casos lamentáveis de racismo que aconteceram recentemente, no futebol casos de racismo de vez em quando surgem porém queria abordar os mais recentes,
"Casos de Racismo Envolvendo Jogadores Brasileiros - Durante um jogo da Libertadores de 2014, o volante Tinga, ex-Cruzeiro, foi vítima de racismo durante uma partida contra o Real Garcilaso-PER, pela Copa Libertadores da América. A torcida peruana hostilizou o jogador ao imitar sons de macaco quando ele tocava na bola" https://www.gazetaesportiva.com/bastidores/veja-os-principais-casos-de-racismo-na-historia-recente-do-futebol-brasileiro/#foto=2
"O lateral Daniel Alves foi alvo de racismo numa partida entre Barcelona e Villarreal. Um torcedor lançou uma banana no gramado para ofendê-lo, mas o jogador respondeu comendo a fruta. 'Estou na Espanha há 11 anos e há 11 anos é dessa maneira. Temos de rir dessa gente atrasada' " https://www.gazetaesportiva.com/bastidores/veja-os-principais-casos-de-racismo-na-historia-recente-do-futebol-brasileiro/#foto=3
Não é da melhor maneira que se finaliza um post com cenas lamentáveis de pessoas racistas, porém devemos lutar e dar educação pra essa geração que está vindo, para tentar exterminar esses preconceitos.
Comentários