Pular para o conteúdo principal

RACISMO


Por  Pedro Augusto,
                         
O racismo no mundo, além de outras causas, foi estimulado por causa da escravidão, no qual os europeus que “mandavam” no mundo antigamente, traziam escravos da África para a América onde os vendiam contra suas vontades de forma desumana e cruel. Com a abolição da escravatura os negros não tiveram nenhum auxílio de integração social e isso acabou fortalecendo o racismo hoje em dia.

Esse preconceito consiste na discriminação social de indivíduos que se acham superiores aos outros por causa da etnia ou cor da sua pele. O dia 21 de março foi estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial por causa de um massacre que ocorreu na África do Sul nesse dia do ano de 1960. No Brasil esse preconceito é um crime que a pessoa que comete pode ser condenada há anos de prisão .

No Brasil, após a Lei Áurea os negros libertos tiveram que procurar moradias em lugares precários e longe da cidade. Em 1904 aconteceu uma grande reforma urbana no Rio de Janeiro levando as populações mais pobres (maioria negros) para os morros, formando as favelas que foram os portais para o tráfico de drogas, apesar de não ter tráfico somente nessas comunidades. A maioria das pessoas que viviam nessas periferias geralmente estavam em condições precárias, não tendo nem comida. Para conseguir dinheiro, os filhos tinham (e ainda tem) que trabalhar, mas não conseguiam emprego, por falta de oportunidades e discriminação racial que sofriam.

Hoje em dia muitas pessoas, normalmente negras, se refugiam em outros países pois os deles estão em guerras, ou também porque querem uma vida melhor. Só que algumas pessoas além do racismo, cometem o ato da xenofobia por que acham que os refugiados vão tirar os empregos de muitas pessoas.





Na minha opinião racismo vem da educação, e para você?

REFERÊNCIAS




                                                     CRÉDITOS DA IMAGEM
 http://papodeprofessor.com/pdp30-aqui-tem-racismo/acessado dia 25/04/19                                          

Comentários

Caroliny Alves 9b disse…
Bom, eu achei um texto ótimo, muito rico em informações e aborda um assunto presente no dia a dia de cada um de nós. Quem não sofre, presencia, ou pratica. Na nossa sociedade dos dias de hoje acredito que todas as pessoas viram no MÍNIMO uma notícia sobre racismo, tanto é que, 75% das vítimas de homicídio no nosso país são negras. Há pessoas que dizem que o racismo não existe aqui, mas como você mesmo disse no texto, o racismo, tirando os outros motivos, foi estimulado pela escravidão. A ideia de escravidão persiste até nos dias de hoje. Pessoas negras são relacionadas a inferioridade, são relacionadas ao banditismo, a uma parte que não deveria fazer parte da sociedade. Eu, particularmente, não sei como acabar com isso, e não sei se vai acabar um dia, mas não entra na minha cabeça o fato de uma pessoa ter a cor de pele mais escura que a minha fazer ela ser pior que eu, merecer menos direitos que eu, e principalmente, menos respeito que eu.
- Caroliny Alves 9b
Unknown disse…
gostei muito do seu tema, porque infelizmente precisamos abordar esses assuntos, pois a discriminação continua acontecendo. não sabia que dia 21 tinha acontecido massacre na áfrica e que esse dia foi dominada como dia internacional de luta pela eliminação da discriminação racial, estabelecido pela ONU, então foi bom você ter mencionado isso. muitos negros ainda sofrem racismo todo dia, isso é um absurdo que temos que mudar. enfim, parabéns pelo seu texto, gostei bastante. - juliana 9A
Luciana Araujo disse…
Eu apreciei muito o texto, gostei das informações que foram passadas, mostrando ate mesmo como os negros acabaram indo pras favelas. Racismo infelizmente ainda é uma coisa muito presente, mas que pode e deve ser combatido. Algumas pessoas chama a ultima geração de "geração mimimi", pois somos os que mais falam e tentam dar visibilidade pra um assunto tão importante.Muitas pessoas ainda morrem todos os dias por conta desse ódio, então nós devemos combater. sempre. Discursos importam, discursos influenciam. Textos repletos de informações (esse é um exemplo) precisam ser cada vez mais presentes, assim combatendo discursos de odio com discursos que contenham informação. O texto ficou muito bom, e eu concordo com a reflexão final, embora tenha algumas questões um pouco problemáticas sobre isso.

Luciana Araujo 9B