Pular para o conteúdo principal

Estupro

Por Caroliny e Iana

Bom, o estupro, é um tipo de violação ao corpo de alguém, muitas vezes está ligado a relação sexual, mas o estupro não é apenas o ato de fazer sexo com alguém sem o consentimento da mesma, e sim, está ligado a qualquer ato forçado que viole o corpo de alguém, um toque, ou qualquer tipo de coisa que fere o outro, sendo homem ou mulher. Os casos mais frequentes, e mais expostos em jornais e meios de comunicação, são de estupros contra mulheres.

Em muitos, muitos e muitos casos, a vítima é colocada como culpada, pelo ambiente em que estava quando foi abusada, pela roupa que estava usando, e “n” motivos para culpar a todos, menos ao agressor. Segundo o 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública (Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2015), em 2014, “foram registrados 47.643 casos de estupro em todo o país. O dado representa um estupro a cada 11 minutos”. Bom, esse é um dado que realmente me assusta. Saber que a cada 11 minutos, alguém sofre risco de vida, e traumatizado para sempre, e por uma ação de um monstro, ela nunca mais vai ser a mesma. 

Às vezes, o ambiente mais perigoso para uma criança é o seu próprio lar. O seu pai, padrasto, tio, que por um ato, que não consigo descrever, acredito que apenas quem já foi vítima de uma situação como essa, é capaz de dar detalhes do sentimento, da sensação, e dos traumas que isso causa na mente de alguém, a destrói por inteiro. É preocupante, saber que, eu, como mulher, saio de casa, com o risco de voltar totalmente destruída, ou simplesmente não voltar. Saber que minha mãe sai de casa todos os dias, minhas primas, minhas amigas. Por um ato de prazer imediato de algum psicopata, eu posso simplesmente, não vê-las, nunca mais. 



O ato de se calar diante de uma situação dessas, ignorar os gritos da vizinha, ver meninas sofrendo abuso na sua frente, e não fazer nada contra, é sim, ferir a vítima da mesma forma que o agressor feriu. Se calar, também é abusar. Não feche os olhos para o estupro, você pode estar protegendo uma pessoa de ser apenas mais um dado nos números de estupros praticados por dia. Qualquer ajuda é bem-vinda quando se trata de salvar uma vida. Denuncie, ligue para 180. 

UMA IMAGEM QUE VALE A PENA REFLETIR: 




Referências:


Comentários

Unknown disse…
Eu achei o texto MUITO bom! Fiquei assustada ao saber que a cada 11 minutos uma mulher pode ser estrupada, não consigo nem imaginar isso acontecendo com uma pessoa que eu gosto. Um ABSURDO a mulher ser acusada em casos assim, só porque é homem achar que pode fazer oque quiser e achar que a mulher é um objeto ou algo assim. Estou cansada de ver notícias de estupro e o homem ser o inocente. Gostei muito do texto!
Unknown disse…
Eu gostei do texto. Achei ele bem interessante, pois narra o que acontece com as vítimas e quantidades de casos, que é um número absurdo por minuto (um estupro a cada 11 minutos, de acordo com o texto de vocês).
A maioria das pessoas colocam a culpa nas vítimas, acham que os estupros acontecem pelo simples fato da mulher estar com roupa curta ou o lugar onde frequentava no momento. O que é mentira, para alguns é muito mais fácil culpar a vítima do que o agressor, que é o verdadeiro culpado. Precisamos falar para as pessoas oq acontece diariamente com nós mulheres e vocês fizeram exatamente isso. Se todo mundo mobilizar-se para fazer algo relevante e não só lamentar, podemos fazer a diferença.
(Thais 9C)
Anônimo disse…
O texto abordou um tema muito importante da sociedade atual, o número de estupros só crescem. Não é a vestimenta que vai revelar o caráter de alguém, e isso é uma coisa que precisa ser mudada, um short curto não é algo que desvaloriza a mulher, o que a
desvaloriza é o olhar malicioso do homem.
(Isabella Lara 9A)