Pular para o conteúdo principal

Dia das crianças

por Andressa,

Hoje parei para pensar em como o dia das crianças surgiu, e então apareceram algumas dúvidas, será que é uma data universal? Quando foi criada? Por quem foi criada?

Comecei uma pesquisa, mas antes pensava que era apenas mais uma data inventada pela mídia para aumentar a venda de produtos e incentivar o consumo.

Não que eu tenha me enganado por completo, mas o dia das crianças, no Brasil, foi inventado por um político em 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho. Ele inventou essa data, que depois foi aprovada por outros deputados e oficializada por Arthur Bernardes (presidente).

Porém, só em 1960 a data começou a ser comemorada e levada a sério pela população. Isso pelo fato de que a empresa Estrela juntamente com a Johnson & Johnson decidiram criar uma promoção para aumentar as vendas de produtos para bebês e crianças (por isso eu digo que não me enganei por completo ).

Na minha opinião, se formos parar para refletir sobre determinados assuntos, eles podem se tornar muitas vezes até engraçados. Como por exemplo: você já parou para pensar como nos preocupamos em comprar um presente para nossas mães ou para nossos pais no dia oficial deles? Ou como nos preparamos para escrever uma carta dizendo como eles são importantes para nós e como estamos agradecidos por tudo que eles nos fizeram? Porém, deveríamos fazer isso qualquer dia, a qualquer hora do ano, pois essas foram datas inventadas pela imprensa, pela mídia para que NÓS gastássemos nosso dinheiro com produtos destinados ao público com o qual a data esta sendo “homenageada”. Somos “descaradamente” influenciados a fazer compras e a gostar de tudo isso.

Eu digo isso, pois EU mesma gosto disso, EU mesma gosto de presentear minha mãe e meu pai, EU mesma gasto meu dinheiro, mesmo tendo bem claro na minha cabeça que foi exatamente por isso que a data foi inventada. Mas isso só nos prova mais do que nunca, como isso tem um enorme efeito em nossas cabeças, que desde crianças assistem a comerciais e que nos é estipulado o que devemos fazer e como devemos pensar. Mas infelizmente ou não, o mundo é assim, e sabemos que sempre será e só tende à aumentar cada vez mais.


Créditos da imagem:

https://mail.google.com/mail/?ui=2&ik=f85270f389&view=att&th=12ba1cc96ae2ea13&attid=0.1&disp=inline&realattid=f_gf74s4tm0&zw

Comentários