Pular para o conteúdo principal

Rock and Roll


Por Maria Eduarda Sirydakis.

Oi gente, tudo bom? Hoje vim escrever sobre um ritmo musical que faz a cabeça de muitos jovens hoje em dia: o Rock and Roll! Ele tem uma longa história, já levou muita gente para as baladas e para a pista de dança! Então, vamos conhecer um pouco dessa história!

O rock se originou nos Estados Unidos, na década de 1950. Uma das características mais importantes desse ritmo são os acompanhamentos de guitarra elétrica, bateria e baixo. As letras são simples, mas o ritmo? Excelente! Sério, (vai por mim que eu entendo do assunto! (risos) Você não consegue tirar as músicas de rock da cabeça depois de ouvi-las! Como nós jovens costumamos dizer: “É massa!”; “É irado!” ou até mesmo “É bizarro!” E por aí vai...

Vamos agora dar uma passada rápida pelo rock and roll ao longo das décadas:

- 1950: Os primeiros passos! Foi quando surgiu o rei do rock, Elvis Presley.

Também se destacaram outros roqueiros, como Chuck Berry e Little Richard.

- 1960: Década muito marcante no cenário do rock! Foi o surgimento dos The Beatles (Em minha opinião, a melhor banda de rock do mundo)! Os quatro “moços” de Liverpool embalaram e deixaram fãs alucinadas, ou melhor, mexem com a gente até os dias de hoje. Não é a toa que existe o fenômeno Beatlemania (mania pelos Beatles).

Também tiveram outras bandas de rock que começaram a fazer sucesso nessa década: The Mamas & The Papas, The Who, Pink Floyd, Rolling Stones e The Doors.

- 1970: Chegada de uma batida mais forte: o heavy metal! Bandas de heavy metal que eu recomendo: Led Zeppelin, Iron Maiden, Black Sabbath, Deep Purple e ACDC.

Outros grandiosos que surgiram nos anos 70: Genesis, Queen, Yes...

- 1980: Um rock misturado! Existe os ritmos dançantes como o de: Talking Heads e The Police. Depois, as letras críticas e protestantes do U2. Sem contar o fenômeno Guns n roses, nem comento dessa banda, de tão boa! (risos)

- 1990: Mais novas misturas que agradam aos roqueiros! Surge o movimento grunge, exemplos: Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden...
Outros destaques dos anos 90: Oasis, Green Day e Supergrass.

Pensaram que o Brasil ficou fora dessa? Estão enganados! Vejam algumas bandas e cantores do cenário do rock brasileiro ao longo dos anos:

- Jovem Guarda (Roberto e Erasmo Carlos);
- Raul Seixas;
- Legião Urbana;
- Titãs;
- Kid Abelha;
- Paralamas do Sucesso;
- Jota Quest;
- Charlie Brown Jr.
- Pato Fu;
- Skank;
- Entre outros.

Marquem aí em suas agendas: 13 de julho Dia Mundial do Rock! Vamos comemorar? (risos!)

Sugiro abaixo, alguns “musicões” de rock. Se você ainda não tem, corre lá e baixa, vale a pena!

- Love me do – The Beatles;
- Another Brick in the wall – Pink Floyd;
- Satisfaction – Rolling Stones;
- Light my fire – The Doors;
- Kashmir – Led Zeppelin;
- Fear of the dark – Iron Maiden;
- Heaven and Hell – Black Sabbath;
- Iron Man – Black Sabbath;
- Smoke on the water – Deep Purple;
- Hells Bells – ACDC;
- I want to break free – Queen;
- Can buy me love – The Beatles;
- Sweet child o mine – Guns n Roses
- Patience – Guns n Roses;
- Wonderwall – Oasis;
- All my love – Led Zeppelin;
- Under Pressure – Queen.

Eu passaria uma tarde inteira sugerindo músicas de rock para vocês, mas como não posso, vou ficando por aqui e espero que tenham gostado! E aí, o que vocês acham de recomendarem mais músicas de rock? É só comentar aí embaixo!
                                                                   Abraço, Duda.

 
Referência:
http://suapesquisa.com.br Acesso em 08.abr.2011.

Crédito das imagens:
- http://grandnet.blogspot.com (Elvis) Acesso em 08.abr.2011.
- http://lonestark.blogspot.com/2010_11_01_archive.html (Led Zeppelin) Acesso em 08.abr.2011.
- http://blog.facsenac.com.br/?tag=oasis (Oasis)  Acesso em 08.abr.2011.

Comentários

Gabriel disse…
e ai :)
eu estudei ano passado na 8ªA e como eu ficava muito triste por ninguem olhar os textos que eu fazia e se olhavão não comentavam, decidi esse ano falar dos textos que gostei,e o seu é um dos que eu gostei e pra falar a verdade foi o primeiro que me chamo a atenção (tmb pelo fato de não ter nada a ver com conteudo e no ano passado isso era era fundamental pro texto ir pro blog.)e como amante do rock eu tinha que me manifestar.
deixando as apresentações de lado parebéns pelo texto e é sempre bom saber que tem gente que ainda da valor pro rock, ultimamente a gente acha mais pagodero do que rockeiro e não é só nas ruas mas na escola mesmo já achamos esses ai.Pessoas que não curtem o rock não porque não gostam mas porque acham que não gostam, a MTV e esses canais de musica destruiram o rock visando na musica o lucro e a fama esquecendo do amor por tocar e pelo que cantamos, por amor, por pontos de vistas, não importa o que a letra fale uma vez cantada com o coração o rock ta presente e hj em dia isso não acontece mais as letras são formadas por frases que fazem sons legais e não pelo que o compositor verdadeira mente acha ou sente agora tudo virou as famosas modinhas escrotas ou musica pra deixar o churrasquinho de domingo mais divertido.
ok já perdi o foco do meu comentario, gostei bastante do texto e esse comenterio não vai ser o ultimo que eu vou botar sobre um texto teu já que não só gostei do texto mas tembem gosto de como nós rockeiros ou fãs do rock pensamos. (desculpe pelos erros de portugues e frases confusas, to com muita preguiça de reler o que eu escrevi :) e eu acho que isso nem deve ter sido um comenterio deve ser um tipo de mensagem pro autor but...)
Anônimo disse…
A jovem guarda não é formada só por Roberto e Erasmo!
Maria Luiza disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
adorei o texto, Maria! Para as pessoas que gostam de rock, é sempre bom saber um pouco mais.. abraços, Maria Luiza.
igor disse…
Adorei o texto, por falar de um assunto que eu gosto bastante, rock,e é muito legal conhecer a origem desse ritmo, que realmente, depois de entrar na nossa cabeça, não sai mais dela.