Pular para o conteúdo principal

Em busca de mais união!


  Por Maria Eduarda Sirydakis.

Olá, tudo bom? Decidi trazer como meu primeiro texto para o blog um tema bem propício!

A 8ª A, em minha opinião, é uma turma inusitada. Já estamos a um ano estudando juntos e ainda temos pouca união, pouco companheirismo, parece que está “cada um por si e Deus contra todos”! Brincadeira, eu quis dizer que nossa turma é dividida em pequenos grupos que acabam não se relacionando um com os outros (tem exceções, é claro!): tem a turma "do fundão", têm os mais da frente, duplas, trios, quartetos, quintetos e por aí vai... Mas um quase não falando com o outro! Uma primeira questão para pensar: Por que isso acontece?

Eu tenho plena consciência das minhas atitudes, sei que não são “nota 10” no quesito união, mas estou tentando mudar! Mas têm pessoas, que a gente sente uma barreira, a gente tenta chegar, mas “não rola”!

Por outro lado, foi nessa turma que eu conheci outras pessoas legais, engraçadas, companheiras... E claro, foi onde fortaleci os laços de amizade que já tinha antes. Outra questão: Por que todos não tentam fazer o mesmo?

Não vim aqui para fazer juízo de valores de ninguém, pelo contrário, enquanto escrevo, estou toda "cabreira", cuidando para não magoar nenhum de vocês. O que eu gostaria mesmo era fazer um "apelo" (vou chamar assim): já que estamos próximos, na mesma sala, fazendo as mesmas avaliações, aprendendo as mesmas coisas, enfim, vivendo cinco horas dos nossos dias juntos poderíamos todos nós facilitar as coisas, não acham? Não precisa chegar e dizer: "Ai, te amo!!!!"  É óbvio que eu não quis dizer isso! Mas, encontrou no corredor, na educação física, fora da escola, ou até mesmo em sala de aula: "Oi, tudo bom? E aí, achou difícil o dever de matemática?", por exemplo. Assim, quem sabe, já desencadeia outro papo e quando você vê já se tornou colega, amigo... Já conseguiu um companheirismo maior, conseguiu ter confiança para trocar idéias, favores. Eu mesma sei o quanto é difícil, mas deixo a proposta para todos nós (isso mesmo, os 26 alunos da 8ª A): tentarmos! Dei a deixa, agora vai da vontade de cada um!

Por fim, deixo o trecho de uma música para nós pensarmos na seguinte questão: Será que ao invés de sermos simples colegas de sala, nós não podemos nos tornar grandes amigos? Grandes amigos como Milton Nascimento cita na “Canção da América”.

“Amigo é coisa para se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção.”

 Um abraço,
                                                                          Maria Eduarda.

Comentários

Igor disse…
Adoro essa música!!!!!
Por enquanto o blog de vcs ta o melhor de toodos!!!
Anônimo disse…
Maria, gostei bastante do teu texto, porque voce falou realmente o que estava pensando sobre nossa turma, já ouvi muitas e muitas vezes voce e a nat dizerem que seria otimo ter uma turma mais unida onde todos ajudariam uns aos outros. E vejo que hoje a 8ª A está mais unica do que nunca, existem exessões é claro, mais podemos perceber que mudou da agua pro vinho! não é verdade?
BEIJOS LAU

Maria Eduarda Vieira
Maria Eduarda Sirydakis disse…
Duda, adorei teu comentário!!! Fico muito feliz em saber que, não era só eu que buscava a união da 8ª A e também, de ver que essa união está cada vez mais presente entre nós! Agora,vivo falando com pessoas que nunca pensei que teria afinidade e vejo que isso tá acontecendo com muita gente dentro da turma.
ahahaha e adorei o "BEIJOS LAU"...
Beijos LAU pra ti também :)

Maria