Pular para o conteúdo principal

A tão esperada queda

por Geórgia,

Olá pessoal! Hoje estou aqui para lembrá-los de uma importante data, que teve um grande marco na história mundial, e que, também, foi comemorada há mais ou menos um mês: 3 de outubro de 1990, a proclamação da queda do Muro de Berlim diante do prédio do parlamento, na Alemanha, Europa. Bom, então vamos relembrar um pouquinho desta história...

Em 1961, a Alemanha Oriental mandou construir um muro que a separava da Alemanha Ocidental. Os moradores das porções Oriental e Ocidental não podiam manter relações entre si, causando a separação de muitas famílias, e desaprovação da população alemã. Mas devo lembrar que a data comemorada em 3 de outubro, marca a queda do famoso Muro de Berlim.. Então vamos entender melhor esta história...

O Muro, em si, era de concreto na parcela de regionalização da cidade de Berlim (por isso o nome), e em todo o resto da Alemanha, ela era composto por cercas de arame. Desta forma, os soldados húngaros tentaram desmontar alguns pedaços da cerca que separavam a Hungria e a Áustria. Ao mesmo tempo, na porção central da cidade de Berlim, houveram eleições comunais da Alemanha Oriental, cujos resultados foram manipulados à favor do partido oficial. Qualquer e todo manifestante era preso pela polícia. Diante de tantos manifestos, em Pequim, foram colocados em plena praça pública tanques de guerra. Foi um massacre completo. Centenas de mortes.

Porém, em 1989, os ministros de países exteriores como a Hungria e Áustria passaram a apoiar a queda do Muro que separava em duas uma só nação. “A cortina de ferro já mostrava suas primeiras rachaduras”. E as fugas começaram a surgir. As passeatas pacíficas com cartazes, que atingiam o número de 20 mil participantes, passaram a ganhar voz. A população queria o direito de deslocamento à hora que quisessem. E com tanta resistência da população, a polícia não quis mais intervir. Toda a população pedia por reformas, por um novo modo de vida. As pessoas gritavam: “Abram os Portões”. E por volta de meia noite, do dia 9 de novembro de 1989, o comandante do posto de fronteira ordenou que fossem abertos dos portões. Os cidadãos de ambos lados do Muro tentaram destruí-lo com martelo, e a alegria reinou ao redor de todo o território alemão.

Sendo assim, quase um ano após a queda do muro, em 3 de outubro de 1990, à meia noite, a reunificação da Alemanha foi proclamada, e esta data tornou-se, na Alemanha, o “Dia da Unidade Alemã”.

Bom pessoal, este é apenas um trechinho desta história que retratou tanto sofrimento, e até hoje, após 10 anos da queda do muro, ainda toca cada coração alemão que presenciou este ato.

Gosto muito, particularmente, da cultura alemã, e como aprendo esta língua no Colégio, compartilho meus conhecimentos com vocês no intuito de sempre acrescentar algo.

Até a próxima gente!

Fonte:
À Caminho da Reunificação, Goethe Institut.Schulen: Partner der Zukunft – Escolas: uma Parceria para o Futuro.

Créditos da imagem:
https://mail.google.com/mail/?ui=2&ik=fd26587cc4&view=att&th=12b7f3c5396b769e&attid=0.1&disp=inline&zw

Comentários