Pular para o conteúdo principal

LITERATURA AFRICANA : Chimamanda Ngozi

Por Isis, 

Olá pessoal, irei falar sobre a literatura africana pois acredito que seja um tema bem interessante, a literatura africana é uma das mais antigas e ricas do mundo, possuindo tradições orais de muitos anos atrás, a literatura africana é extremamente diversificada, abordando muitos temas e estilos literários, desde a ficção à não-ficção, poesia, ensaios, obras de teatro, contos e muito mais.

No entanto, apesar de sua rica diversidade, a literatura africana é muitas vezes ignorada ou desvalorizada por editoras ocidentais, seja por não ser comum ouvirmos sobre a literatura africana, quanto pelo preconceito estrutural na nossa sociedade, o que faz com que muitos autores africanos tenham muitas dificuldades em encontrar um público internacional e ter sua obra reconhecida.

Apesar desses desafios, uma grande quantidade de literatura africana tem sido mais reconhecida nesses últimos anos, assim, aumentando o número de autores africanos internacionais.

Alguns autores notáveis incluem Chinua Achebe, Wole Soyinka, Ngugi wa Thiongo, Nnedi Okorafor, Tayari Jones, e muitos outros que enriqueceram o mundo da literatura.

Dentro desse contexto, irei me aprofundar sobre uma dessas autoras, uma das escritoras mais populares e influentes do mundo, seu nome é Chimamanda Ngozi Adichie, que nasceu na Nigéria e tem sido destaque na literatura mundial.
Chimamanda foi chamada de "a voz mais importante da literatura africana moderna" e sua obra explora temas normalmente evitados como o racismo, feminismo, identidade negra, e as experiências do povo africano na modernidade. Seus livros mais famosos são "Americanah" e "Half of a Yellow Sun".


Em "Americanah", a autora conta a história de uma jovem que sai da Nigéria em busca de uma vida melhor nos Estados Unidos, mas descobre que a realidade é muito mais complexa do que ela imaginava e tem de enfrentar o racismo e a discriminação.

Já em "Half of a Yellow Sun", ela conta sobre a guerra civil na Nigéria e as repercussões que ela teve na vida das pessoas, para isso, ela usa a história de duas amigas, Olanna e Kelani, para mostrar como a guerra civil destruiu famílias e deslocou milhares de pessoas. O livro é uma mostra de como a guerra pode afetar a vida das pessoas e como elas podem ser afetadas por isso.

Chimamanda é uma escritora talentosa e comprometida com a luta pelos direitos humanos, a igualdade de gênero e a justiça social. Seus livros são leituras são uma ótima recomendação para aqueles que querem entender mais sobre a cultura e a história africana.

Comentários

João Pedro Candemil Machado disse…
Olá Isis, sou o João Pedro Candemil Machado do 9°B, gostei muito do seu trabalho, mas como tudo não é perfeito, gostaria que você falasse também sobre o livro que estamos lendo em nossa aula de português com a professora Liziane, o "hibisco roxo", pois provavelmente foi dali em que você conheceu ela.
Gostaria que falasse também de mais livros dela, já que ela é tão importante para a imagem de autoras africanas.
João Pedro Candemil Machado disse…
Olá, sou o João Pedro Candemil Machado do 9B.
Gostei bastante do seu trabalho sobre a literatura africana, apenas acho que você poderia ter dado mais nomes de escritoras africanas, além de chimamanda, pois já estamos lendo um livro dela em nossas aulas de português.
Senti falta da fala do livro que estamos lendo em nossas aulas de português com a profa Liziane.
Mas além disso, gostei muito do trabalho pois não é uma literatura tão conhecida por nós.