Pular para o conteúdo principal

Danças espanholas

 Por Yuri,

Olá, escrevi este texto com o tema de “Danças espanholas”, eu adoro a cultura da Espanha e senti muita vontade de escrever. Gostaria de ler e descobrir mais sobre essas danças?

Espanha, além de ser conhecida pelas touradas e ótima gastronomia também é bem reconhecida pela suas danças e por seus movimentos sensuais e deslumbrantes e sua variedade de danças.
Começando com o flamenco, o flamenco é tanto um estilo de dança, como estilo musical e um canto, o flamenco tem origem nas cultura cigana e mourisca, também tendo influência judaica e árabe. Em sua origem, o Flamenco era só um canto sem acompanhamento, mas que depois ganhou o acompanhamento de instrumentos como a guitarra e sapateados, assim formando sua dança.

Em seguida temos zambra, a zambra é uma variação do Flamenco e foi criada pelos ciganos de Granada na Espanha. É especulado que a zambra vem de uma dança de mouriscos e se transformou na zambra que conhecemos hoje como uma dança de atração turística.

Em número três temos o bolero, com sua primeira aparição datando em 1883 “o bolero é um ritmo que mistura as raízes da Espanha com as influências de vários países hispano-americanos (WIKIPÉDIA, 2023)”. Com o tempo o ritmo foi se alterando, ficando cada vez mais devagar e romântico.

Para a dança número quatro temos fandango, com movimentos agitados o fandango é bem conhecido na Espanha e é único pelos seus movimentos cheios de vida e expressão (movimentos não monótonos).

No quinto lugar temos Pasodoble, seu estilo musical e seu estilo de dança tem origem espanhola e era muito utilizado em touradas. “Em sua dança a pessoa que se identifica como homem encarna o espírito de um toureiro (orgulhoso e corajoso) (WIKIPÉDIA, 2023)”, que em um jeito elegante conduz a pessoa que se identifica como mulher como se fosse sua capa.

Eu aprendi sobre a diversidade das danças espanholas e sua cultura, e você, o que aprendeu? Já praticou alguma dança? Se sim, qual? Obrigado por ler ;)

Referência(s):


Crédito da Imagem:
https://www.flickr.com/photos/gaudiumpress/7831538004

Comentários

Luiza Flebbe Santos disse…
Olá,
Achei muito legal o seu tema de danças espanholas, queria compartilhar uma experiência minha. Eu confesso que não sou muito boa dançando mas eu fiz uma aula experimental de dança espanhola, sinceramente é muito complexo os movimentos, e também exige bastante coordenação. Por conta disso eu não me deu muito bem nessa dança, mas eu admito que amo ver as pessoas dançando, é muito interessante o quanto essa dança é “completa” o ritmo, a sensualidade da dança, incorporação da dança, até mesmo as roupas, que são maravilhosas. As roupas usadas nessas danças são bem grandes e isso acaba dificultando a dança, por isso admiro bastante quem consegue.
Camila Schott Grechi disse…
Oi Yuri, me chamo Camila, sou do nono ano C e achei seu comentário muito legal. É muito legal e muito necessário ver pessoas se inteirando mais sobre as culturas de diferentes lugares do mundo. Já fiz aulas de Flamenco, é uma dança linda e muito emocionante. É bem perceptível a técnica estacato da dança. Uma técnica rápida, ágil e precisa. Você sabia que os vestidos do Flamenco são vermelhos exatamente para realçar essa característica densa da própria dança? Realmente tem várias curiosidades muito interessantes. Meus parabéns pelo texto, ficou muito informativo e muito completo. Até breve.
João 9ºc disse…
Achei bem interessante a pesquisa e como os fatos foram apresentados, eu achei o assunto peculiar também tenho um grande interesse na cultura Espanhola e eu tenho um assunto para acrescentar uma outra dança cujo o nome é Castanholas estima-se que a dança tenha origem fenícia e que estejam dentro do território ibérico a pelo menos 3000 anos. Trazidas à região por conta intenso comércio marítimo que se dava no Mediterrâneo.

https://www.perlaflamenca.com.br/aula/11/castanholas/#:~:text=Estima%2Dse%20que%20as%20castanholas,que%20se%20dava%20no%20Mediterr%C3%A2neo.

feito por: João vinicius 9c
Arthur Lux disse…
As danças espanholas são linda e únicas, mas acho que poderíamos falar sobre como as danças foram criadas, como o flamenco ou “ cante jodo”, que é como chamam uma fusão de dança, voz e expressão e sentimentos que surgiu no século XVIII, na Andaluzia .Como sua variação a zambra, ou zambra mora, uma mistura de danças bem antigas de descendentes de mulçumanos, foi popular nas décadas de 1950 e 1960 . Agora o Fandango, a mais agitada das três anteriores, essa dança foi criada em 1750 , depois que um casal de colonos açorianos chegaram no Brasil, com muita influência espanhola, foi criado e tornado o carnaval