Pular para o conteúdo principal

Quais são os fatores necessários para a vida na Terra?

 Por Vitória Fernanda,

Você já se perguntou o que faz ter vida na Terra? Bom, os elementos que proporcionam a propagação da vida são: a temperatura, a água e o oxigênio, indispensáveis ​​para qualquer ser vivo. Agora que já sabemos os elementos primordiais para propagação da vida, eu te pergunto: O que mantém a temperatura adequada e garantindo o calor necessário? O efeito estufa.

O efeito estufa é um fenômeno natural ocasionado pela concentração de gases CO2 na atmosfera, que formam uma camada que permite a passagem dos raios solares e a absorção de calor. Esse processo é responsável por manter a Terra em uma temperatura adequada, garantindo então, o calor necessário. Sem ele, nosso planeta seria muito frio e a sobrevivência dos seres vivos seria afetada.

Como ocorre o efeito estufa?

Quando os raios solares atingem a superfície da Terra, cerca de 50% deles ficam retidos na atmosfera devido à camada de gases de efeito estufa. A outra parte atinge a superfície da Terra, aquecendo-a e propagando calor. Os gases de efeito estufa podem ser comparados a isolantes porque absorvem parte da energia emitida pela Terra. O que aconteceu é que, nas últimas décadas, as emissões de gases de efeito estufa aumentaram dramaticamente devido à atividade humana. À medida que o gás sobe, mais calor fica preso na atmosfera, fazendo com que as temperaturas subam. Esta situação leva ao aquecimento global. Para se ter uma ideia, compare o efeito estufa com o que acontece dentro de um veículo estacionado com as janelas fechadas e sob a luz direta do sol. Quando o vidro deixa passar a luz do sol, ele bloqueia a saída de calor, aumentando as temperaturas internas.

Quais as causas do efeito estufa?

Como vimos, o efeito estufa é um fenômeno natural, mas é agravado pelo aumento da queima de combustíveis fósseis que representam a base da industrialização e de muitas atividades humanas. Queimar florestas para converter suas áreas em plantações, fazendas de gado e pastagens também contribui para o efeito estufa.

Quais as consequências da intensificação do efeito estufa?

‘’Segundo pesquisas científicas, a temperatura média da Terra nos últimos cem anos aumentou cerca de 0,5 ° C. Se o atual índice de poluição do ar continuar no mesmo ritmo, estima-se que entre os anos de 2025 e 2050, a temperatura aumentará de 2,5ºC a 5ºC.’’ (Jornal da USP)

Segundo a CONSEC as consequências do efeito estufa são as seguintes: Aumento de casos de desastres naturais como inundações, tempestades e furacões. Extinção de espécies. Desertificação de áreas naturais. Episódios mais frequentes de seca. As mudanças climáticas podem ainda afetar a produção de alimentos, pois muitas áreas produtivas podem ser afetadas. Derretimento de grandes massas de gelo das regiões polares, ocasionando o aumento do nível do mar. Isso poderá levar a submersão de cidades litorâneas, forçando a migração de pessoas.

Como evitar o efeito estufa?

‘’Para alertar para a situação do efeito estufa e do aquecimento global, vários países, inclusive o Brasil, assinaram o Protocolo de Quioto em 1997.

Antes disso, o Protocolo de Montreal foi assinado em 1987. O principal objetivo é reduzir as emissões de produtos que destroem a camada de ozônio’’. (UOL- ESCOLA BRASIL)

Algumas dicas de ações individuais e coletivas também contribuem para a redução do efeito estufa, são elas: Realizar pequenos trajetos a pé ou de bicicleta; Economizar energia elétrica; Realizar coleta seletiva; Reduzir o consumo de carne bovina e suína; Fazer compostagem do material orgânico.

Obrigado pela atenção, caro leitor(a), espero que tenham tirado alguma conscientização no texto ou tenham aprendido algo com ele.

Créditos das imagens:


Comentários