Pular para o conteúdo principal

O Jesus que o mundo desconhece - a visão de Jesus na igreja protestante e sua relação com a humanidade

Por Isabela,
Sou fascinada por teologia, sou cristã protestante e meu pai é teólogo (estudioso da bíblia), cresci em meio a uma igreja evangélica (Assembleia de Deus), a qual seguimos normas, prestamos a fé/devoção e compartilhamos/escutamos a palavra de Deus referente à bíblia. Sendo assim, acabei tomando grande interesse pelos relatos bíblicos, os quais muitas pessoas que não creem em tais relatos dizem que são apenas histórias fantasiosas, mas na verdade são registros de pessoas que viveram há muito tempo atrás e presenciaram coisas magníficas, inclusive todos os relatos presentes na bíblia tendem a se relativizar conosco, com a nossa realidade, 
a bíblia nunca será ultrapassada. Diante destas diversas personalidades bíblicas elegi o próprio Jesus, pois muitos desconhecem de seus feitos, de sua aparência, do que pretendia prestar e deixar como legado ao mundo, emendando a visão do cristianismo protestante.

Sei que há uma diversidade religiosa tremenda atualmente, e que cada uma é incrível independente de suas doutrinas, mas acredito que todos nós deveríamos procurar explorar este mundo religioso, não apenas para talvez seguir tal fé, mas sim para conhecer essa diversidade e olhar para o mundo de maneira exploratória, com outros olhares, e o cristianismo protestante é uma destas religiões que hoje apresento para vocês! :)

O que é o cristianismo protestante?
Para termos uma base ao falarmos de Jesus temos que inicialmente impor a fé cristã, para que faça sentido, já que "Cristianismo” vem de “Cristo” e seus seguidores são chamados de Cristãos (significa “pequenos Cristos”). O cristianismo deu origem a diversas religiões abraâmicas, mas possui três vertentes, o cristianismo romano (conhecido como catolicismo), ortodoxo e protestante, mas aquele que iremos focar no momento é sobre o cristianismo protestante, duas vertentes bastante diferentes em termos devocionais.

É uma religião monoteísta (crê em apenas um Deus) que se baseia na devoção de Jesus e seus ensinamentos registrados na bíblia sagrada (a palavra de Deus). Para nós, Jesus é um membro da Santíssima Trindade formada pelo pai (Deus = Forma de divindade/supremacia), Filho (Jesus = Deus em forma humana) e o Espírito Santo (Espírito de Deus). Sendo ele filho de Deus, o criador dos céus e da terra. Os valores do cristão é ser a própria imagem e semelhança de Jesus, ou seja, espelhar-se nele, procurar ter atitudes de serenidade, de compaixão, procurar aderir os uso e costumes propagados (estas normas de vestimenta devem ser seguidas pois nosso corpo é templo/morada do Espírito Santo, então devemos preservá-lo, utilizar vestes que não vulgarizem tal indivíduo) seguir as normas introduzidas na bíblia como os dez mandamentos:
1. Não terás outros deuses além de mim.
2. Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou
nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus mandamentos.
3. Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão.
4. Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou.
5. Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.
6. Não matarás.
7. Não adulterarás.
8. Não furtarás.
9. Não darás falso testemunho contra o teu próximo.
10. Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença.

A partir destes valores, o objetivo da devoção é ter a oportunidade de, após a morte, ir para o Reino dos Céus junto do Senhor. Para um cristão a morte é uma conquista e durante a vida comunhão, exaltação e proclamação com Deus. No cristianismo há a ida tanto para o reino dos céus como para o inferno (destino daqueles que contrariarem a palavra do Senhor). A bíblia tem como papel guiar o cristão durante a vida, ensiná-lo, para que na hora de sua morte tenha um destino merecido..

Mas o real cristianismo protestante se originou com a Reforma Protestante do século XVI, cujo movimento tinha como finalidade reparar “erros” do que se professava na Igreja Católica, já que rejeitavam as doutrinas que o catolicismo induzia, como: a presença real de Jesus, sucessões apostólicas, políticas eclesiásticas, sacerdócio de todos os crentes, enfatizam a justificação somente pela fé invés de boas obras, a salvação vem a partir da graça divina/favor merecido, e afirmar que a bíblia é a única autoridade máxima ou apenas a escritura, rejeitando a tradição sagrada de Deus. Começou na Alemanha em 1517 com um monge chamado “Martinho Lutero”, o qual publicou noventa e cinco teses questionando diversas críticas diante da igreja católica (como o perdão do pecado do indivíduo temporário após pagar determinada quantia de dinheiro/oferta/dízimo) e o abuso de autoridade empregado pelo Papa. O movimento de Lutero se expandiu para diversos países como: Islândia, Dinamarca, Finlândia, Estônia e etc...
Atualmente o protestantismo é a segunda maior religião propagada no meio do cristianismo, ficando apenas atrás do catolicismo, cerca de 980 milhões de pessoas professam tal religião.

Quem foi Jesus?
Jesus Cristo de Nazaré foi um grande líder religioso, profeta e mensageiro de Deus para a humanidade. A vida do Senhor foi retratada em passagens bíblicas como: Lucas, João, Mateus e Marcos, os quais fazem parte do Novo Testamento.

Foi filho carnal de judeus, José e Maria. Nasceu por volta de 6 a.C (esta diferença do nascimento real de Jesus e do ano zero do calendário dos cristãos se deve a um erro cometido pelo monge Dionísio Exguo que foi encarregado pelo papa a reformular o calendário no séc. VI), logo, o dia 25 de dezembro foi escolhido por romanos depois da cristianização do Império, neste dia eles encerravam o solstício de inverno, mas de maneira mais específica, estudiosos dizem que seu nascimento seria por volta de 9 de março e 4 de maio, em um estábulo em Belém, na província Romana da Judeia. O suposto nascimento de Jesus foi anunciado por um anjo chamado “Gabriel” para Maria, que ainda era virgem, cuja mulher foi a escolhida por Deus por conta de sua pureza, assim foi gerado pelo Espírito Santo; Maria informou José sobre a gravidez, mas ele não acreditou pois ela era virgem, logo, Deus concedeu a confirmação em sonho para José o qual ficou certo do nascimento do menino, mas Maria acabou sendo difamada injustamente por traição e foi ameaçada de ser apedrejada pela população. Vale ressaltar que depois de Jesus, Maria teve cerca de 6 filhos, 4 homens e 2 mulheres.

Quando Jesus nasceu, acabou sendo visitado por três magos (Gaspar, Baltazar e Melchior) que seguiram a Estrela de Belém para lhe conceder presentes: mirra, ouro e incenso.

Logo, o rei da época “Herodes”, ficou sabendo de um suposto nascimento do “Rei dos Judeus”, e assim mandou matar todos os meninos abaixo de 2 anos, por conta disso Jesus e seus pais se mudaram para o Egito, mas quando o perigo passou voltaram para Nazaré, na Galileia, onde viveu sua infância e juventude.

Na fase adulta, Jesus foi batizado por João Batista o qual era seu primo, em meio ao Rio Jordão localizado entre Jordânia e Israel. Logo ficou um grande período peregrinando pelo deserto, com o intuito de se preparar para instituir sua doutrina. Realizou muitos milagres, como a transformação de água em vinho em um casamento, e a multiplicação de pães e peixes a partir de 5 pães e 3 peixes, matando a fome daqueles que lhe rodeavam, conquistando muitos seguidores.

Dentre muitos apóstolos, alguns deles tinham mais afinidade com o Senhor e assim foram chamados de “Apóstolos”, eram 12: Pedro, Tiago (Filho de Alfeu), João, Tiago (Filho de Zebedeu), Mateus, André, Bartolomeu, Felipe, Tomé, Simão Zelote, Judas Tadeu e Judas Iscariotes (Judas Iscariotes traiu Jesus ao entregá-lo para os romanos em troca de 30 moedas de prata, mas essa traição foi prevista por Jesus e anunciada a seus apóstolos). Assim Jesus foi apreendido no Monte das Oliveiras, por conta de ciúmes dos milagres
e atitudes que os fariseus não tinham a capacidade de conceder ao povo (sem motivo), foi escolhido entre outro criminoso da época chamado “Barrabás”, sendo assim condenado a morte de cruz junto de outro rapaz chamado “Gestas” (ele se arrependeu de seus pecados diante da morte, e Jesus disse que lhe veria no Reino dos Céus) forçado a carregar sua cruz até o local onde seria pregado, até lá foi chicoteado inúmeras vezes, e foi posta uma coroa de espinhos.

Jesus foi morto com cerca de 33 anos em Jerusalém, posto em uma sepultura com uma grande rocha na frente, mas para a surpresa de todos, ele ressuscitou no terceiro dia, vencendo a morte (posta como data comemorativa a Páscoa) e disse que um dia  retornaria para buscar seu povo!

Aparência de Jesus: 
A partir da visão eurocêntrica, no catolicismo Jesus é representado como um homem branco, de olhos azuis, cabelos castanhos claros compridos, barbudo e bem vestido, mas você sabia que ele não era assim?
A bíblia não cita sua real aparência, mas relata que “nele não havia formosura/beleza alguma” e sua pele era queimada do sol. Mas diante de pesquisas de especialistas, há a hipótese de que Jesus provavelmente era pardo, com uma estatura baixa (cerca de 1,60), tinha seus cabelos aparados como os de um pescador, olhos de cor castanha, cabelos castanho-escuros/pretos, assim como os outros judeus de seu tempo e pessoas que viviam no Oriente Médio.

Alguns dos milagres de jesus:
A bíblia registra cerca de 30 milagres realizados pelo Senhor, nenhuma outra personalidade bíblica realizou tantos milagres quanto ele.

“Milagres de Jesus sobre a natureza
Transformar água em vinho: João 2:1-11.
Jesus acalma a tempestade: Mateus 8:23-27; Marcos 4:37-41; Lucas 8:22-25.
● A primeira multiplicação dos pães: Mateus 14:15-21; Marcos 6:35-44; Lucas 9:12-17; João 6:6-13.
● A segunda multiplicação dos pães: Mateus 15:32-38; Marcos 8:1-9.
Jesus anda sobre as águas: Mateus 14:25-33; Marcos 6:48-51; João 6:19-21.
● A moeda no peixe: Mateus 17:24-27.
● A figueira seca: Mateus 21:18-22; Marcos 11:12-14,20-25.
● A grande pesca: Lucas 5:4-11.
● Outra grande pesca: João 21:1-11.

Milagres de Jesus sobre as doenças e demônios
● Cura de um leproso: Mateus 8:1-4; Marcos 1:40-42; Lucas 5:12-13.
● O criado do centurião: Mateus 8:5-13; Lucas 7:1-10.
● A sogra de Pedro: Mateus 8:14-15; Marcos 1:30-31; Lucas 4:38-39.
● Dois endemoninhados: Mateus 8:28-34; Marcos 5:1-15; Lucas 8:26-35.
● Um paralítico: Mateus 9:2-7; Marcos 2:3-12; Lucas 6:18-25.
● A mulher com fluxo de sangue: Mateus 9:20-22; Marcos 5:25-29; Lucas 8:43-48.
● Dois cegos: Mateus 9:27-31.
● Um endemoninhado mudo: Mateus 9:32-33.
● O homem com a mão mirrada: Mateus 12:10-13; Marcos 3:1-5; Lucas 6:6-10.
● Um endemoninhado cego e mudo: Mateus 12:22; Lucas 11:14.
● A filha da mulher cananeia: Mateus 15:21-28; Marcos 7:24-30.
● Um jovem possesso: Mateus 17:14-18; Marcos 9:17-29; Lucas 9:38-43.
● Dois cegos (incluindo Bartimeu): Mateus 20:29-34; Marcos 10:46-52; Lucas 18:35-43.
● Um endemoninhado em Cafarnaum: Marcos 1:23-26; Lucas 4:33-35.
● O surdo e gago: Marcos 7:32-37.
● Um cego em Betsaida: Marcos 8:22-26.
● Uma mulher enferma: Lucas 13:11-13.
● Um hidrópico: Lucas 14:1-4.
● Dez leprosos: Lucas 17:11-19.
● O servo do sumo sacerdote: Lucas 22:50-51.
● O filho de um oficial do rei: João 4:46-54.
● Um paralítico: João 5:1-9.
● Um cego de nascença: João 9:1-7.
● Curas diversas: Mateus 8:16, 9:35, 12:15, 14:35-36, 15:30-31; Marcos 1:39, 3:7-12.

Milagres de Jesus sobre a morte (ressurreição de mortos)
● A filha de Jairo: Mateus 9:18-25; Marcos 5:22-42; Lucas 8:41-56.
O filho da viúva de Naim: Lucas 7:11-15.
● A ressurreição de Lázaro (João 11:1-44).

Além desses milagres, também podemos citar os milagres que caracterizaram a própria vida de Jesus, dos quais podemos citar:
● Seu nascimento virginal (Mateus 1:18-25; Lucas 1:26-38).
● Sua transfiguração (Mateus 17:1-8; Marcos 9:2-8; Lucas 9:28-36).
● Sua ressurreição (Mateus 28:1-8; Marcos 16:1-8; Lucas 24:1-10; João 20:1-8).
● Suas aparições após a ressurreição (Mateus 28; Marcos 16; Lucas 24; João 20-21; Atos 1).
● Sua ascensão ao céu (Lucas 24:50-53; Atos 1:1-11)” - (https://estiloadoracao.com/os-milagres-de-jesus/).

Recado final: Jesus nunca repudiou ninguém, muito pelo contrário sempre lhes acolheu, pois somos seus filhos, e o amor de pai é inigualável. Sempre estará de braços abertos para ouvir nossas proclamações, nem que sejam apenas lágrimas ou um suspiro de angústia. Sua morte na cruz não foi apenas por inveja, mas sim para que cada um de nós tivéssemos a possibilidade de sermos salvos. Quem bebe da água da vida nunca mais terá sede. Espero muito que gostem! ☺

Fontes:


Créditos de imagem










Comentários

guilherme peres disse…
Oi boa noite, você poderia dar uma pequena resumida no texto não só resumir mas também pode falar mais sobre a igreja e sobre as três vertentes do cristianismo.
Você poderia ter falado mais sobre as três vertentes como Protestantismo, Catolicismo e Igreja Ortodoxa, poderia falar o significado de vertentes(ramos)
Anônimo disse…
Por Amanda Cardoso 9C
Olá Isabela, tudo bem? Achei o seu texto muito bom e o assunto chamou minha atenção.
Gosto muito de aprender sobre religiões. Quantas horas da madrugada já passei acordado pesquisando sobre religiões/filosofias/doutrinas que não conhecia e suas crenças, mandamentos, fundamentos e práticas?
Durante o quinto e sexto ano fiz catequese e até fiz a primeira eucaristia, mas nunca me considerei cristão, na verdade, nunca segui uma religião. Por um tempo me considero ateu, e então agnóstico, mas recentemente venho cada vez mais acreditando que todos os deuses e divindades existem ao mesmo tempo (um pensamento que acaba entrando em conflito, já que há religiões monoteístas que se baseiam na crença de um único deus, tornando então o omnismo algo incapaz de acontecer). Mesmo não acreditando em uma divindade específica, acredito que a religião é algo incrível e que possui uma influência e um “público” tão enorme que é capaz de fazer muitas coisas boas (já que muitas religiões possuem como princípio fazer o bem, ajudar o próximo e aqueles em necessidade). Ainda assim há situações em que toda essa influência resulta em fanatismo e/ou acaba caindo nas mãos de certas figuras/grupos que pretendem fazer o mal ( Alguns exemplos são: O caso do padre Robson que roubou milhares de reais do dinheiro que seria direcionado à igreja; O grupo terrorista Al Qaeda que prega um islam fundamentalista e extremista e que está relacionado com 11 de setembro e o Osama Bin Laden; O assassino dos anos 70, Charles Manson, que acreditava ser um visionário do apocalipse, e se tornou dono de uma seita e de sua própria doutrina, e dentro disso fez os integrantes matarem outras 9 pessoas achando que isso os ajudaria no dia do apocalipse, além de ser visto como a “reencarnação de Jesus Cristo” para seus seguidores; O caso do maior suicídio coletivo da história, que foi pregado por Jim Jones que conseguiu seu público (chamado de “templo do povo dos discípulos de cristo”) fazendo uma mistura do cristianismo, socialismo e de igualdade racial ;)
Dito isso, acho muito legal falar sobre a aparência de Jesus e o fato dele talvez ser negro, já que com certeza tem cristãos que vão querer refutar isso por que na sua visão o “Jesus branco é o Jesus certo”, como se isso fosse afetar de alguma maneira as doutrinas e as mensagems e objetivos por trás da religião. Tocando nesse assunto, lembrei de como a religião islâmica lida com isso: Imagens, estatuas, pinturas ou quaisquer especulação sobre a aparência do Profeta são proibidas, já que, saber da sua aparência causaria idolatria, e como no cristianismo, idolatria é algo também proibido no islam (Não cito o islamismo de maneira a comparar, apenas de maneira a mostrar uma outra visão sobre o tópico)
Enquanto uma pessoa que não segue uma religião específica, acredito que a religião é algo extremamente importante, ela é algo que é o motivo de muitas pessoas fazerem o bem, além do fato de que saber que tem alguém/um grupo em controle de tudo, e que podem confiar nessa/nestas entidade/entidades e que elas irão tomar conta de você, e que ela/eles está/estão do seu lado pode ser uma motivação para quem acredita.
Enfim, seu texto foi um prazer de ler e espero que possamos entrar em uma conversa sobre o assunto.