Pular para o conteúdo principal

Fauna marítima microbiana na Antártida

Por Bernardo,

O tema no qual venho apresentar e dialogar com vocês é sobre a “Fauna marítima microbiana na Antártida”. Esse tema embora não seja de conhecimento de muitos ainda sim o considero interessante e necessário.

Mas afinal o que é fauna microbiana?

Fauna microbiana é a comunidade de seres vivos microscópicos como bactérias, fungos, algas entre vários tipos e espécimes dos mesmos. Não sei se você sabe, mas agora mesmo tem uma fauna vivendo com, e em você, pois estamos cercados a todo momento por seres vivos micro seja no ar, agua, comida, etc.

Após uma breve explicação do que é fauna microbiana, podemos perguntar, como a fauna funciona em um lugar como a Antártida tendo climas extremos e de difícil sobrevivência?

Assim como os animais e plantas conseguem se adaptar a um clima ou situação, os microrganismos também.

Ainda sim, sobre a dificuldade nas águas que podem chegar a congelar, mas a verdade não é o que parece, pois a fauna microbial marítima na Antártida é abundante e diversificada com elementos únicos do lugar, pois ao longo do tempo os seres que lá habitam se desenvolvem para sobreviver e prosperar em qualquer situação que seja, como as deltaproteobactérias que fazem a quimiotrofia do oceano há incríveis 3000m de profundidade no oceano polar.

Mas uma das coisas mais interessantes que eu achei nas minhas pesquisas foi a existência de fauna microbiana em lagos congelados na Antártida. Imagina só um lago, que há milhões de anos está coberto por uma camada grossa de gelo, intocado e apenas esperando para ser descoberto e pesquisado, pois lá estaria guardados microrganismos de milhões de anos atrás.

Um bom exemplo é o lago Vostok que estaria a 14 milhões de anos isolado da atmosfera.

Foto da perfuração do lago Vostok feita pelos russos em 2012

Infelizmente não é tão fácil ter acesso a material de pesquisa de um lago tão fundo no gelo, pois teria que ter vários fatores na perfuração para não contaminar o lago com a atmosfera.

Os russos, ao tentarem extrair material de pesquisa dos microrganismos que lá habitam por tanto tempo intocados e preservador pelo gelo, acabaram contaminando e comprometendo a fauna ao perfurar o lago.

A Fauna marítima microbial da Antártida ainda é pouco estudada e ainda se tem muito a descobrir, muito lagos ainda não foram perfurados e partes dos oceanos ainda não foram estudadas, possuo muita curiosidade e interesse em saber o que se esconde nesses mares e lagos, quais segredos lá se escondem e como nós humanos poderíamos tirar "proveitos" desses microrganismos para o bem da humanidade e conhecimento.

Referências

Créditos da imagem:

Comentários

caio 8c disse…
Achei muito legal o seu interesse na "fauna micro bacteriana marítima" da Antártida, Bernardo. eu nunca tinha ouvido falar sobre este assunto, e me intrigou bastante, o fato dos cientistas ainda terem tanto para explorar e descobrir, com essas microbactérias. este è um assunto um tanto complexo e profundo, portanto na minha opinião, eu acho que faltou falar um pouco mais sobre como, por exemplo, citar mais casos de descobertas de microbactérias, e como elas funcionam em meio ao ecossistema da Antártida e grandes feitos na área de descoberta de soluções para doenças, e outras questões nesta área. Por fim, este è um ótimo trabalho, conseguiu diferenciar falando sobre algo que não seja uma questão nauseativa de problemas sociais, que são os mais abordados neste blog. parabéns pelo trabalho