Pular para o conteúdo principal

Uma viagem pelo mundo das tatuagens

Por Stefany, 

Bom, uma coisa que vocês devem ter em mente é sobre tatuagem, já que é algo normal no nosso cotidiano hoje em dia.
Tatuagens são algo que vem lá de antigamente, uma prova disso são os povos antigos do Egito lá para 4000 a.C e 2000 a.C e também pelos povos das Filipinas, e a grafia da palavra veio mudando para cada país, para a França "tatouage", na língua inglesa “tattoo”,e assim por diante. Uma coisa que eu me pergunto direto e não sei se vocês se perguntam é sobre o que cada tatuagem significa, principalmente as mais comuns pelo mundo afora?
Agora vou mostrar algumas tatuagens que são bem comuns nos seguintes países:
● Japão
● Nova Zelândia
● Brasil
Primeiro de tudo vem o Japão. Uma coisa que lá faz bastante polêmica é a YAKUZA, essa máfia japonesa vem lá desde 1600 e uma das suas principais características é que seus participantes costumam ter o corpo quase todo cheio de tatuagens, como a imagem ao lado.
Existem várias tatuagens que podem ser ligadas a ela como a tatuagem da carpa. A tattoo de carpa tem como significado superação de momentos complicados entre eles.
Na Nova Zelândia eles tem como comum as tattoos maoris, na cultura deles as tatuagens tem um significado diferente, como a arraia que tem como significado: graciosidade, agilidade, perigo, tranquilidade e etc.
No Brasil, tal como no Japão, algumas tatuagens podem estar ligadas a facções criminosas. Aqui também temos a carpa como tattoo famosa mas com um significado mais pesado. A carpa em nosso país pode ter relação com passagem por tráfico de drogas ou formação de quadrilha, como explica Jorge Luiz Werbitzki, perito forense, em sua entrevista: https://tribunapr.uol.com.br/cacadores-de-noticias/curitiba/significados-tatuagens-brasil-cade ia/.
Outra bastante famosa é a de arame farpado, que significa trairagem, ou seja, que o preso é "dedo duro" ou como falamos hoje em dia "x9", conforme, dito por Jorge Luiz Werbitzki, perito forense, em sua entrevista: https://tribunapr.uol.com.br/cacadores-de-noticias/curitiba/significados-tatuagens-brasil-cade ia/ . 

Minha conclusão sobre tudo que foi falado acima é que mesmo que determinada tatuagem se repita em diferentes países, ela quase sempre vai mudar de sentido para que ela possa significar na nossa sociedade de hoje em dia. Também acho que cada cultura transforma as tatuagens no seu modo de ver como por exemplo os maoris, a cultura deles é muito linda na minha opinião, não coloquei tudo que queria falar sobre eles aqui por que se não sairia do tema que estou falando. Uma coisa que podemos olhar e ver nesse texto é que tem uma grande presença de culturas diferentes e que elas mudam para cada lugar do mundo e que não podemos ficar presos em estereótipos que são colocados a nós na sociedade que vivemos.

Fontes:
https://tribunapr.uol.com.br/cacadores-de-noticias/curitiba/significados-tatuagens-brasil-cade ia/
https://www.minhatatuagem.com/tatuagem-maori/
https://amotatuagem.com/tatuagens-yakuza/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tatuagem

Créditos das imagens
https://i.pinimg.com/originals/42/9b/41/429b41ef8d347177fab4ffcd66fb1f28.jpg https://p1.latatoueuse.com/ve2/tatuagem-arame-farpado-57.jpg
https://www.tattooja.com.br/img/blog/tatuagem-arraia-maori-t-1031840635.jpg https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi18FhdIzZhoXODVQDnriXqw5y-OfjOCaZnyeplfxeE_wS34bsl0BpvLyyweGEf752q19JL3pQ5S7pwLntPEGQTR9v8SKqw8vX46Rg4qfAhQKVYTB3jBpE18RZWCyZG-gyYB13YsmwSgKA/ 0/carpa6.jpg
https://i.pinimg.com/originals/1f/98/52/1f9852890c93faf7f0472fe7b32f5a7a.jpgv






Comentários

Anônimo disse…
Olá, achei seu texto bem interessante pelo fato de nunca ter lido algo relacionado a tatuagem, achei a ideia bem criativa e única, foi bom aprender e ler sobre algo novo/diferente. Observando não achei nada que faltasse, pra mim estava bem escrito, organizado, havia imagens, curiosidades e as fontes, entrando mais a fundo (nas fontes) pude ler mais um pouco em relação dos significados e as suas importâncias, mas isso foi só uma vontade minha, no texto continha o necessário para o aprendizado. Uma coisa que eu achei legal foi que dessa vez, o tema em específico me interessou muito, esse é um assunto que eu gosto, me chamou a atenção, então fiquei presa aqui e resolvi escrever um comentário. Me surpreendi, parabéns pelo esforço e obrigada pelo aprendizado.
Bruna 9C
Anônimo disse…
Oi Tefinha, achei muito legal seu texto, não sabia que as tatuagens eram tão antigas. Seu texto ficou muito bom, acho importante frisar que as tatuagens por ter envolvimentos com facções/gangues/máfias etc, são bem discriminadas ao redor do mundo todo. E pesquisando mais sobre a origem das tatuagens, vi que elas eram feitas no Egito Antigo para fins religiosos, o que atualmente pode ser uma grande ironia, já que famílias conservadoras acham um grande absurdo "marcar o próprio corpo" de tal forma. Acho legal complementar também que no Japão, os Yakuza utilizam o conceito de tatuagem um pouco diferente do que aqui no ocidente, os japoneses que são envolvidos com a máfia tem tatuagens únicas, que não servem para a identificação de alguma gangue, como aqui no Brasil e nos Estados Unidos, mas sim indicam alguma característica do indivíduo. Enfim, acho que é isso, beijinhos do mineiro.
Unknown disse…
07/08/22

Oii, gostei muito do tema abordado por ser um assunto diferenciado, que chama atenção e que me deixou curiosa.
Tatuar o corpo é criar uma marca definitiva,e por isso é interessante que aquele desenho tenha um simbolismo ou um significado para a pessoa. Além do significado, entra o gosto pessoal por determinado desenho. Acho que cada desenho da tatuagem significa algo diferente para cada pessoa, representa e expressa uma história, um pensamento e uma maneira de ser.

Makai de Oliveira 9°B
Anônimo disse…
Olá Stefany, achei bem interessante o tema que você decidiu abordar, não vejo muitos textos sobre esse tema, então também não sabia nada sobre ele. Fiquei surpresa quando descobri que as tatuagens tem um contexto histórico e que vem de tão antigamente, sempre pensei que era algo mais atual. Outra coisa que descobri com seu texto foram esses significados, nunca imaginaria que a tatuagem de arame farpado significava que um preso era dedo duro, ou que a tatto de carpa poderia indicar passagem por tráfico de drogas ou quadrilha. Esse foi um tema muito bem escolhido e que trouxe curiosidades que acredito que poucas pessoas tinham conhecimento, mesmo sendo algo tão comum no nosso dia a dia. Falando um pouco mais sobre o texto em si, não achei que faltou nada, foi um texto muito bem escrito que trouxe: aprendizagem, fotos, fontes e sem nenhuma cópia/plágio.

Hamabily 9°C
Isabela Vieira disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Isabela Vieira disse…
PARTE 1 DO MEU COMENTÁRIO: *PUBLICAR*

Olá, Tefinha! Que texto maravilhoso, acho realmente muito relevante introduzirmos as tatuagens como uma temática social em documentos à serem publicados, introduzidos em filmes, documentários e etc. infelizmente a temática das tatuagens é um conteúdo pouco explorado dentre nossa sociedade, muitos têm a concepção de que são apenas ilustrações corporais, quando na verdade a expressão tem suas vertentes simbólicas e maneiras diversificadas de serem produzidas.

Inicialmente, de acordo com a arqueologia, as tatuagens surgiram no Egito por volta de 2000/4000 a.C. , mas já se perguntaram qual era sua finalidade?, eram relacionadas à cultos e apropriações de características individuais. Foram encontradas gravuras na região abdominal de cadáveres mumificados do sexo feminino, assim podemos citar um destes cadáveres, a renomada “Amunet”, na qual foi uma deusa presente nos mitos egípcios, na qual surgiu no Império Antigo, tendo cultos consolidados à ela a partir do Império Médio; Amunet teria vivido por volta de 2160/1994 a.C., pouco se fala sobre ela, mas era representada dentro de cultos em forma de uma mulher com cabeça de rã ou mesmo em forma de vaca, também representada pelos gregos como Atena, deusa do intangível/o poder que não se extingue/ deusa do ar. No cristianismo é considerada uma deusa pagã, na qual não possui finalidade, ou mesmo possui ação de supremacia.

Bom, venho de uma família religiosa, na qual é voltada para o cristianismo protestante. Muitos consideram religião, eu considero como uma relação fraternal, logo, as práticas e doutrinas instituídas na Bíblia não devem apenas ser praticadas dentro do templo sagrado/noiva de Cristo (igrejas), mas também em nossa vida cotidiana. Assim, considera-se como templo do Espírito Santo nosso corpo, e por conta disto, deve ser preservado e cuidado, assim como fomos concedidos à terra (sem gravuras), deveremos permanecer. Assim, é citado em Levítico 19:28: “Não farais lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor.”. Obs: A passagem se referia principalmente a povos da época que realizavam cortes e gravuras no corpo com finalidades obscenas e pagas, cujo fato não agradava a Deus; a passagem é instrutiva até hoje, referente a qualquer tipo de marcação corporal.

Sei que já falei bastante, mas adorei o tema e tenho muito o que falar, então não desista da leitura, você pode se surpreender. Como foi citado pela Tefinha, após os registros de tatuagens dos Egípcios, podemos também fazer referências a outros povos, como os das Filipinas, alguns ativos da Poli, povos orientais, e Nova Zelândia (maoris); produzidas com a finalidade de representar elementos da religiosidade, cultos, características pessoais, ou traços/simbologias de grupos sociais. Achei incrível a citação dos maoris, acabei inclusive realizando uma pesquisa sobre eles ano passado em ELA; foram um povo extremamente ligados à tatuagem, utilizando muito a geometria dentre estas gravuras, normalmente confundidas com tribais mesmo tendo a mesma técnica; logo, podemos ver este registro de tatuagem no Maui do filme da Moana, incrível, não é?. Como curiosidade, o principal traço cultural dos maoris era a tatuagem, e como eram um grupo social com muita rivalidade, os chefes e principais comandantes destes grupos normalmente realizavam gravuras em suas faces como uma simbologia de supremacia, e quando havia guerras, a cabeça do chefe do grupo adversário era preservada em um compartimento, considerada como um troféu, e superioridade.
Isabela Vieira disse…
PARTE 2 DO MEU COMENTÁRIO: *PUBLICAR*

Também não poderia deixar de citar aqui a renomada Maud Wagner, uma artista de um circo americano, na qual era trapezista, também considerada a primeira tatuadora mulher nos EUA. De acordo com ditos, Maud fez um acordo com um tatuador, no qual iria a um encontro com ele se ensinasse-a a tatuar, e assim iniciou sua carreira como tatuadora. Nasceu em 1877 no Kansas (EUA), e infelizmente veio a falecer dia 30 de janeiro de 1961 em Oklahoma (EUA).

Como ditado complementar, ultimamente vi no tik tok as diversas tatuagens de Medusa, na qual representa o absurdo do abuso sexual, assim como Medusa foi violentada por Poseidon injustamente. No Brasil temos diversas simbologias pesadas, como a famosa carpa citada pela Tefinha, a numerações de violações de códigos criminais, palhaços, escorpiões, ou mesmo o Taz de Looney Tunes, normalmente representados por facções criminosas.

Bom, muito obrigada pelo texto! Ficou incrível! Nos trouxe um contexto super completinho, cheio de riquezas históricas pouco citadas atualmente; nos mostrou que a tatuagem é muito mais do que gravuras, é sobre expressar-se, ilustrar experiências, suas dores, saudade, rivalidade, paixões e esperanças. Espero que gostem do comentário também, galera! :)

ISABELA VIEIRA DA SILVA 9ªA

Oi Stefany, adorei o seu texto! Inclusive, sobre o seu comentário de sempre pensar sobre os significados das tatuagens, eu sempre penso o mesmo quando vejo alguma tatuagem diferente das mais famosas. Não sabia que a prática de se tatuar era tão antiga e adorei conhecer algumas artes que ainda não conhecia e seus significados!
Ana Clara Theodorico 9C
Ludmila disse…
Olá, eu achei bem interessante esse assunto de tatuagens que hoje é um assunto um pouco polêmico em vários lugares no mundo e também achei legal você ter trazido a visão de outros países a respeito da tatuagem. Sobre a YAKUZA eu já tinha ouvido falar sobre a tatuagem ser uma imagem criminosa, a Coreia do Sul também tem um pensamento semelhante (muitas empresas tem receio de contratar pessoas tatuadas e tem empregos que não permitem funcionários tatuados), mas não sabia de sua origem no Egito, engraçado que a tatuagem é muito presente nas pessoas que eram do passado que aprendemos na escola e os professores nunca tocam nesse costume de se tatuar, os motivos, o que aquele povo pensa sobre se pintar e o que esse costume significa para eles. Hoje tatuar é um assunto meio polêmico, muitas pessoas e países não vem a tatuagem com bons olhos e muitos tatuam desenhos e símbolos que não sabem o significado e o que aquilo diz e pessoas de fora acham que aquele desenho ou símbolo representa as pessoas ou o que elas pensam.

Achei um assunto muito diferente, parabéns pela sua dedicação e ideia.
cristian disse…
oi stefany, gostei do seu texto ele e bem bom bem completo mas você poderia colocar por exemplo quando elas ficaram mais populares no Brasil, que foi por volta de 1959, 1960
e isso por mim deixaria o texto muito mais completo
Luana góes disse…
Olá,tefy! Que texto incrível, eu amei a criatividade que você teve, foi um tema único, e que de cara já me chamou muita atenção. Tem uma parte do texto que você se pergunta bastante, é sobre oque “cada tatuagem significa”, então eu sempre me perguntava a mesma coisa, e pelo menos pra mim, toda tatuagem tem algum significado, nem que seja a menor coisa do mundo, eu sempre acho que algum significado tem! E uma coisa que me surpreendeu bastante, foi que eu não fazia ideia de que a prática de tatuar era tão antiga assim, sempre achei que fosse algo mais atual, sabe? Uma curiosidade sobre as tatuagens que eu acredito que muita gente saiba, mais tem muita gente que também não faz idéia, é a lágrima feita em baixo do olho. Uma das tatuagens mais reconhecidas na prisão é a lágrima. Mas o significado da lágrima varia geograficamente. Em alguns lugares, uma lágrima representa uma longa pena de prisão, em outros lugares a lágrima representa que o portador cometeu um assassinato. Acho muito importante as pessoas saber esse significado, por que muitas pessoas fazem essa tatuagem na inocência sem saber o real significado. Outra curiosidade que soube recentemente e não fazia ideia, é que tatuagem tem um dia comemorativo. Os norte-americanos criaram uma data comemorativa, chamada simplesmente de “National Tattoo Day”, comemorada no dia 5 de junho. E ao contrário do que muitas pessoas pensam, o objetivo não é apenas chamar a atenção para as tatuagens. As datas são usadas para mostrar que as tatuagens são apenas uma expressão artística da sua personalidade.

Parabéns pela criatividade tefy, amei muito.

Luana góes 9B
Anônimo disse…
Tef, eu gostei muito do seu texto. Achei muito legal as informações sobre tatuagens e como o significado pode mudar em cada país. Para muitas pessoas tatuagens podem ser muito mais que “desenhos” e sim marcas, lembranças ou memórias. Tatuagens têm histórias e significados incríveis. Não sei se as pinturas indígenas poderiam ser consideradas tatuagens porém são muito interessantes, e também trazem significados, histórias e identificação.
Também é interessante destacar o preconceito e a discriminação com pessoas tatuadas, muitas vistas como drogados ou criminosos. Penso que isso pode acontecer pelo fato das facções se identificarem por tatuagens específicas ou talvez por motivos religiosos. Mas seu texto foi muito bem escrito é bem completo.
Anny 9B