Por Thávyne,
O índice de escolaridade é um fator que está ligado diretamente à falta de recursos financeiros, que é bastante comum entre uma boa parte da população mundial. Muitas das vezes essa baixa escolaridade é proveniente de situações em que a criança, já em idade escolar, é obrigada a se integrar no mercado de trabalho, quase sempre informal, para poder ajudar na renda familiar (MUNDO EDUCAÇÃO, 2022).
Crianças em uma escola no Mali. Foto: Unicef/Harandane Dicko |
Consequência disso é que naquele momento pode até estar ajudando bastante, positivamente, a família, mas quando a criança se tornar adulta, vai encontrar dificuldades em encontrar um emprego bom realmente, pois terá uma qualificação muito baixa e não irá, tão facilmente, entrar no mercado de trabalho com um bom currículo, fazendo assim, com que tenha de se contentar com empregos que não exigem uma qualificação tão boa mas que oferecem salários relativamente muito baixos.
No mundo todo vemos bastante disso, mas em específico países da África têm um baixo índice de escolaridade muito grande, onde não só a escolaridade é muito baixa mas também a expectativa de vida (saneamento básico e serviços de saúde) e os indicadores de desenvolvimento socioeconômico com níveis muito longe da expectativa para um país. Esse conjunto todo faz com que, muitos países da África (por exemplo) tenham o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) bem baixo. Os valores do IDH variam de 0 a 1, quanto mais próximo do 0, menor é o IDH, quanto mais próximo do 1, maior é o IDH (medimos o valor do IDH a partir do nível de escolaridade, nível de saúde e renda no país). Vemos uma grande diferença quando se trata do IDH de países da Europa. Na Europa, Moldávia foi um dos países com o menor IDH: 0,663, já a Noruega ficou em primeiro lugar no ranking com 0,944 (BRASIL ESCOLA, 2022). Enquanto isso, o IDH mais baixo da África foi Zimbábue, 0,140, dado que foi divulgado pela ONU em novembro de 2010 (MUNDO EDUCAÇÃO, 2022).
Secondary School, em Acra, capital de Gana, Foto de Caio Vilela feita em 2011 |
Na América temos bastante países com IDH acima da média, mas ainda assim muitos dos países são subdesenvolvidos.
Escola Municipal Nova Reforma, no assentamento Fazenda Nova
Reforma, em São Luís do Quitunde (Alagoas/Brasil) |
Podemos ver, então, que a escolaridade ainda hoje é um grande problema social, muitas das vezes crianças e adolescentes largam os estudos ou por não terem condições de estudar em um bom colégio ou por terem que ajudar na renda da casa, fazendo com que muitos destes jovens, quando crescerem, não tenham uma boa renda, nem um emprego bom ou até mesmo, não tenham condições de se sustentar, gerando assim, um ciclo que nunca se encerra. Enquanto os ricos ficam cada vez mais ricos, os pobres ficam cada vez mais pobres. Problemas como esse, ainda são muito difíceis de se resolver, mas creio que em um futuro, talvez não muito próximo, possamos ter resolvido essa questão.
Referências e créditos das imagens:
Comentários
Respondendo o seu último parágrafo. Eu também creio que daqui a alguns anos (que não sejam muitos anos), possamos ter resolvido essa questão
Aluno: João Marcos Cardozo Hortencio da Rosa. turma: 9B
Olá Thávyne, achei o texto interessante. É triste pensar nas crianças e adolescentes que perdem essa momento crucial da vida trabalhando, não estou a dizer que é culpa deles, pois muitas vezes não há escolha, ou trabalha para sustentar a família, ou se encontra em uma situação bem pior no que já se encontra.
A sua pesquisa me fez lembrar de uma notícia que ouvi em algum lugar sobre um professor de Gana chamado Akoto, no qual ele desenha o layout do Microsoft Word no quadro, para ensinar seus alunos (que não possuem computadores) as funções do programa. Segundo Akoto, isso é uma maneira de fazer com que seus estudantes saibam oque fazer quando ligarem um computador pela primeira vez, por reconhecer que essa habilidade é extremamente importante, e pelo menos para dar uma chance aos seus estudantes no mundo de trabalho.
o texto da causa 1: https://www.prattein.com.br/home/index.php?option=com_content&view=article&id=277:educacao-as-causas-da-evasao-escolar&catid=79:acesso-a-educacao-e-evasao-escolar&Itemid=168
texto da causa 2 : https://www.politize.com.br/abandono-escolar-causas/
texto da evasão: https://blog.lyceum.com.br/estrategias-para-diminuir-a-evasao-de-alunos/
Eu achei seu texto intrigante, Não só assunto é algo interessante, mas também você traz uma análise perspicaz das diferenças entre as formas de taxa escolaridades de alguns países, eu acho muito triste não conseguir estudar, hoje em dia quem não estuda tem mais dificuldades de ganhar um bom salário ou ter as mesma condições de vida de alguém que estudou.
Como no texto diz que um dos países da África tem o menor índice de escolaridade, no texto cita que grande parte dos países são países subdesenvolvidos. É uma pena ver que os índices de escolaridade destes países são tão baixos.
Ana Clara Theodorico 9C
Bom, o que eu gostaria de saber, é que em casos na qual a criança que já tem idade para estar na escola mas não tem a oportunidade de estudar, por não ter dinheiro para pagar uma escola ou o transporte até ela, não tem tempo pois ajuda em casa com afazeres, criação de irmãos ou ajuda com familiares doentes, e meios viáveis, como, escolas públicas ficam longe de sua residência por exemplo, o que é feito? Existe ajuda de alguma maneira a levar essa criança até a escola? Ou fica por isso mesmo?
E o segundo é porque eu acho que esse tema tem que ser abordado em vários lugares porque todos tem direito a educação