Pular para o conteúdo principal

As conquistas dos Cromossomos 21

Por Ana Clara,

Olá leitores, tudo bem? Hoje eu escolhi falar sobre a vida de algumas pessoas com Síndrome de Down e recomendar um filme sobre esse assunto.

Mas vamos começar do início. O que é síndrome de Down?

Síndrome de Down é uma alteração genética causada por um “erro” na divisão celular durante a divisão embrionária. Pessoas com essa síndrome têm os olhos puxados, rosto mais arredondado. E o que elas têm de diferente de pessoas sem a síndrome? Normalmente eles têm atraso no desenvolvimento infantil, e deficiência intelectual leve a moderada, mas isso varia de cada pessoa.
Na escola eu conheço algumas meninas com síndrome de Down. A primeira delas era aluna na creche da minha madrinha e desde que ela soube que eu conhecia a professora dela ela começou a falar comigo, ao conversar comigo surgia sempre com um sorriso lindo no rosto, sempre me chamando de “miga” (porque nunca se lembrava do meu nome), ela tinha seus dias bons e ruins, um dia ela estava brincando comigo no outro nem olhava pra mim.

A segunda é uma menininha linda e muito meiga (não lembro de quantos anos tinha e nem de qual turma era), eu adorava conversar com ela porque estava sempre rindo e me abraçando, e quando eu voltava do RU (Restaurante Universitário) eu estava com as minha amiga ela vinha me cumprimentar e já dava um beijo e um abraço em cada uma.

Elas me “mostraram” que não é porque elas tem Down que elas são diferentes de mim, cada uma delas tinha seu jeitinho, uma era mais meiga, carinhosa, calminha, a outra já era mais agitada, mais ativa, não gostava muito de socializar, e como as pessoas sem a síndrome elas também em seus dias ruins, às vezes estavam bravas ou até mesmo tristes.

Atualmente vivemos em um mundo onde as pessoas estão aprendendo a respeitar e compreender as diferenças de cada um. E eu acho incrível como as pessoas com síndrome de Down estão “ganhando” voz, eu sigo várias pessoas incríveis com Down na internet, tem a Maria Júlia Araújo que é do Rio de Janeiro capital, ela tem 19 anos, é modelo e influencer digital (esse é o instagram dela: @majudearaujo).
Sigo também a Cacai Bauer ela é de Salvador, Bahia, tem 26 anos, é modelo e atriz. Ela diz que não é porque tem síndrome de Down que é diferente (esse é o instagram dela: @cacaibauer). Sigo também o Gabriel Bernardes que é de São Paulo, ele tem 25 anos e eu conheci ele no Tik Tok, ele faz vários vídeos cozinhando comidas incríveis. Gabriel fez diversos cursos de gastronomia e hoje em dia ele tem sua própria marca de brigadeiros gourmet. (esse é o instagram dele: @downlicia_oficial.)

Temos a Lily D Moore que é de Los Angeles, nos EUA, ela é atriz, modelo e embaixadora campeã das Olimpíadas Especiais, tem de 17 anos e já fez uma serie chamada “Eu nunca” da Netflix. E a Ángela Bachiller que é uma mulher espanhola de 38 anos que é Vereadora na cidade de Valladolid, ela foi a primeira pessoa com síndrome de Down a assumir o cargo de vereadora. Segundo os amigos de Ángela ela é “um exemplo de força, tenacidade e capacidade. É perfeitamente capaz de fazer o seu trabalho e ultrapassar as suas dificuldades.”

Como falei, vim indicar um filme também, o nome do filme é Cromossomo 21, ele é um filme de drama e romance, dirigido por Alex Duarte e é um filme nacional. O filme estreou dia 30 de Novembro de 2017, e é estrelado por Adriele Pelentire Luís Fernando Irgang. O filme fala sobre uma mulher de 23 anos com síndrome de Down, que acaba se apaixonando por um homem sem a síndrome. Os dois iniciam uma história de amor que nenhuma diferença conseguirá abalar.
Na minha opinião todos deveriam assistir esse filme, pois ele mostra que pessoas com síndrome de Down também são “normais”, e podem fazer tudo que pessoas sem a síndrome podem fazer. No filme, Vitória leva Afonso para andar de cavalo, e ele acaba ficando meio surpreso por saber que Vitória sabia cavalgar, e então ela fala “Downs também sabem andar de cavalo”, e ela fala também que Downs sabem e podem fazer tudo e todas as coisas.

Acho incrível saber que as pessoas acreditam no potencial dessas pessoas. Maria Julia é uma modelo recordista da Fashion Week BR, e a primeira mulher com síndrome de Down que se tornou modelo e virou embaixadora de uma marca. Cacai é uma maravilhosa influencer digital, o Gabriel é um ótimo cozinheiro, Adriele e Lily são atrizes incríveis, e Ángela é a primeira pessoa com Down a ser vereadora e isso mostra que os Downs não são diferentes da gente, isso mostra que eles podem modelar, cozinhar, ser atores, eles podem tudo.

Fontes:

Comentários

Eduarda Góes disse…
Eu amei o texto, achei muito interessante saber sobre essas pessoas e esse conteúdo, vou procurar o filme para assistir depois. Parabéns Ana!!

Maria Eduarda Lins 9°C
Unknown disse…
Oi Ana! Amei tudo no seu trabalho. O texto está bem escrito, o assunto é relevante e muito interessante. Gostei muito do fato de você contar sua experiência e indicar filmes, séries e nome que envolvem Down. Gostei muito de saber mais sobre essa condição. Tive uma colega com Down na creche, ela era muito legal comigo e com meus outros colegas. Porém, pelo preconceito estrutural que foi injetado na minha cabeça, não fiz uma amizade muito profunda com ela. Hoje, combato esse preconceito e sinto que cada dia estou mais familiarizada com a comunidade Down. Obrigada pelo conhecimento, vou ver Cromossomo 21 agorinha!!
Anônimo disse…
Comentário de Jhessyca Alyce, 9 ano B.
Oi, Ana Clara! Esse texto lembrou da irmã de uma amiga minha. Ela é muito carinhosa, amiga, ela é uma menina incrível. A Ana tinha seus momentos bons e ruins. Lembro que fui na casa dela uma vez em 2018 e ela ficava gravando vídeo para o tik tok, eu sempre fui ruim nisso, e ela fazia muito bem, memorizava todas as danças, eu ficava de cara de como a Ana dançava bem mesmo tendo Down. E acho muito importante as pessoas tratarem todos iguais, não só pessoas que tem Down como pessoas negras, pessoas que estão acima ou abaixo do peso. E pessoas com Down podem sim fazer aquilo que querem, ser modelo, atriz, digital influencer e entre outros.
Matheus Oliveira Manoel disse…
Gostei muita da reportagem. Escrever sobre as diferentes é muito importante abre os olhos para outro horizonte. Parabéns pelo tema e reportagem.
Anônimo disse…
Muito legal essa postagem porque é muito importante falar sobre deficiências intelectuais para aprendermos mais sobre essas pessoas e incluí-las mais.

Bernardo Picini de Sousa 9°B
Unknown disse…
Ana amei seu trabalho o texto tem bastante de informações foi muito legal vc ter falado sobre a síndrome de down pois as vezes as pessoas vem as pessoas com síndrome de um jeito diferente adorei a indicação do filme conserteza vou assistir... Meus parabéns pelo trabalho
Isis Zancan disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
oi Ana! o seu texto traz informações maravilhosas e é bem escrito.
Gostei bastante da parte que você fala sobre os atores, cozinheiros e Influenciadores que tem síndrome de Down, porque eu conhecia poucos que erram famosos, mas agora vou seguir todos os que você citou, pois gosto de assistir e acompanhar pessoas que tem síndrome de Down.

Eu nunca tive uma amiga com Down, mas encontrava pessoas que tinham, elas falavam "oi" mesmo não me conhecendo e eu retribuía. Achava muito lindo e fofo a forma como elas agiam, sempre quis ter uma amiga com Down, quem sabe um dia não tenho?


Nunca tinha escultado falar desse filme, mas vou assistir!!! Obrigada pela dica.

Sarah Cristyna 9°B
Eu amei o texto, sempre gostei desse tipo de informação mas acabei nunca me aprofundando, conheço alguns dos famosos, e acho muito bom as pessoas com a síndrome serem tratadas com indiferença, e com certeza assistirei o filme!
Ana Clara Theodorico 8C
Unknown disse…
Ana amei seu trabalho o texto tem bastante de informações foi muito legal vc ter falado sobre a síndrome de down pois as vezes as pessoas vem as pessoas com síndrome de um jeito diferente adorei a indicação do filme conserteza vou assistir... Meus parabéns pelo trabalho
Sophia Góes Pereira 9B
Anônimo disse…
Gostei bastante do posto, bastante interativo com os leitores, tanto pela sua "informalidade", como também com a proposta de divulgar mais sobre pessoas portadoras da síndrome, divulgando as suas respectivas redes sociais e como até o filme nacional: Cromossomo 21.
Além disso, acho o tema muito importante, pois mesmo com o passar do tempo e da conscientização sobre o assunto ter aumentado, essas pessoas ainda são tratadas com muito desprezo pela sociedade que vivemos. E é com esses posts que incentivamos uma melhora, mostrando que pessoas independente nada, ainda são "normais".
Gustavo Lukacheski Cazão 9B
Isis Zancan disse…
Oi Ana, tudo bem? Bom, eu adorei o texto, falou muito bem sobre a síndrome, gostei muito de que você trouxe lembranças da sua vida pra gente, também gostei da sugestão do filme, com certeza vou assistir. Gostei de saber mais sobre o assunto, pois a maioria das pessoas não prestam muita atenção e nem procuram saber mais sobre. Adorei saber sobre as pessoas que tem a síndrome e ainda sim fazem tudo que qualquer outra pessoa pode fazer. Me intrigou a parte em que você fala sobre a fala da personagem do filme, "Downs também sabem andar a cavalo", pois na maioria das vezes as pessoas pensam que só porque a outra tem a síndrome ela não pode fazer o que os outros fazem, mas na verdade elas podem e fazem as vezes melhor que nós. Parabéns, ficou muito bom.

Isis Zancan 9B
Simplesmente perfeito. Eu amei muito essa postagem, pois é bastante interativo com as pessoas que lê.
eu Achei esse tema muito importante, pois essas pessoas ainda são tratadas com muito desprezo pela sociedade que vivemos. E com esses tipos de posts que acaba incentivando uma melhora, mostrando que essas pessoas, são "normais", como qualquer outra.
Arthur Da Silva Machado