Por Maria Clara,
A desigualdade é um dos piores problemas da sociedade atual dado que, em muitos locais do globo, uma pequena parte da população possui um status social de riqueza enquanto a grande maioria vive na miséria. Este problema está presente na maioria dos países do mundo, principalmente em países subdesenvolvidos, onde há pobreza, guerras e corrupção generalizada. Porém, não quer dizer que seja um problema que exista apenas em países subdesenvolvidos: a desigualdade afeta também países desenvolvidos. No entanto, como sua economia é rica, as pessoas tendem a ver apenas os aspectos financeiros, e não sociais, causando uma ilusão de um país “perfeito”, onde não há guerras, corrupção, e nem problemas sociais.
Existe diferentes tipos de desigualdade, como: racial - diferença de oportunidades para pessoas de determinadas cores: brancos, negros, pardos, amarelos -, econômica - má distribuição de renda, onde uma pequena parcela da população detém maior capital, comparado a grande maioria -, gênero -novamente, diferença de oportunidades para homens, mulheres, homossexuais, transgêneros, entre outros -, e regional- regiões com maiores recursos, capital, oportunidades de trabalho, qualidade de vida, entre outros aspectos. De modo geral, a desigualdade ocorre quando há uma grande diferença entre pessoas de uma mesma sociedade, podendo prejudicar indivíduos menos favorecidos por ela ou por padrões estabelecidos pela sociedade, como prejudicar os acessos a uma boa escola, uma boa faculdade, e a bons empregos. Além disso, é válido ressaltar que o modo de vida ou forma com que uma pessoa se veste não caracteriza desigualdade, já que as pessoas têm o direito de viver suas vidas como melhor lhes convém.
As causas da desigualdade são estudadas até hoje, e algumas delas são: concentração de dinheiro e poder nas mãos de uma pequena parte da sociedade, má administração de recursos, lógica do mercado capitalista, falta de investimentos nos serviços públicos, falta de oportunidades de trabalho e corrupção.
A desigualdade pode causar uma crise interna no país e suas consequências são fome, aumento drástico na violência e no desemprego, além de atraso no desenvolvimento econômico do país.
Para finalizar, não vivemos mais no Período Feudal, onde uma pessoa nascia servo e morria servo, sem mobilidade social. Estamos em pleno século XXI, com ampla liberdade de expressão, escolhas e ideais. Uma era em que as pessoas não devem ser julgadas pelo que têm ou pelo que vestem, mas sim por suas ideias, inovações, tendo as mesmas oportunidades para transformar o mundo que vivem para melhor.
Fontes e referências
- https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/desigualdade-social.htm. Acesso em 10/03/2019.
- https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/atualidades-vestibular/desigualdades-sociais-entenda-como-surgem-e-por-que-elas-se-perpetuam/. Acesso em 10/03/20
- https://www.todamateria.com.br/desigualdade-social/. Acesso em 10/03/2019
Comentários
Mariahna - 9B
Quando você esta citando os tipos de desigualdade, você a divide em quatro partes que formam a desigualdade Social:Racial,Econômica,Gênero e Regional.Porem eu aprendi nas aula de geografia do 8°ano foi que, a questão econômica é a principal desvantagem da desigualdade e a questão racial, de gênero e regional são as causas da desigualdade social e não diferentes tipos de desigualdade.
Outro ponto do texto é o último parágrafo, que eu não compreendi muito bem o porquê de fazer a relação da desigualdade social com sociedade feudal no final do texto, me pareceu algo meio aleatório.