Pular para o conteúdo principal

Diário de Campo, sentido cidades históricas de Minas Gerais

Por Carlos Eduardo

Sabendo que a vigem ia ser longa, todos esperavam ansiosos para a saída de campo em destino às Minas Gerais.

Naquela manhã de uma segunda feira, no dia 28/09/2009, chovia muito, a atenção se virava para o que ia ser do tempo nessa semana. A previsão para essa semana era de muita chuva durante a viagem, até pensamos em desistir mais nada estava perdido. A tensão na frente do colégio era se teria ou não a viagem. Como os alunos e professores estavam muito ansiosos para essa viagem, abrimos a conversa para alguns pais dos alunos darem sua opinião. Enfim tomamos uma decisão coletiva, e Minas Gerais nos esperava.


A viagem foi longa, algumas brincadeiras e “escorregões” que deram a essa viagem um pouco mais de alegrias e distrações, e assim chegamos as Minas Gerais, em torno de 7:00 horas da manhã de uma terça feira.

Nossa primeira parada foi em “SÃO JOÃO DEL REI”, lá tomamos café, em seguida fomos visitar lugares históricos, desses lugares a Igreja de São Francisco de Assis era o eixo mais importante daquela cidade.

Nosso estudo continuava, nessa mesma cidade, fomos almoçar em torno de 13:00 horas e, mais ou menos uma hora de almoço. Seguimos então rumo a mais uma cidade histórica chamada “TIRADENTES”. Chegando lá nos preparamos para arrumar as malas em cada quarto selecionado no hotel, e em seguido fomos conhecer mais das histórias de Minas Gerais. A religião era o foco que mais chamava a atenção pelas lindas igrejas e monumentos históricos, os altares delicados em pequenas obras que valem muito para a história de Minas Gerais, tudo isso ocorria no dia 29/09/2009.

Em todo o momento no final de cada dia de trabalho os coordenadores de GTS junto com os professores orientadores se reuniam pra tirar dúvidas sobre o que foi trabalhado.

No dia seguinte numa quarta feira no dia 30/09/2009, fomos a “CONGONHAS” conhecer um pouquinho de um grande artista que se chamava ALEIJADINHO. Em seguida almoçamos e fomos em direção a OURO PRETO”, chegando lá fomos direto para nossos alojamentos nos arrumar para se divertir um pouquinho.

No outro dia numa quinta feira 1/10/2009 nos dividimos em duas equipes com roteiros iguais em diferentes momentos, fomos a museus, igrejas e a uma mina de ouro. Aprendemos muito. Terminamos o dia e fomos para os nossos cômodos, uma festinha e um pouquinho de lazer, assim terminamos o nosso dia.

Por fim chegou o último dia da nossa experiência. Neste dia fomos contemplados com um belo passeio de trem em direção a “MARIANA”.Esse dia foi rápido, pois o mais importante naquela cidade para todos era a “Mina de Ouro da Passagem de Mariana”, que visitamos nos últimos instantes de nossa viagem. Assim terminava a nossa visita às MINAS GERAIS.

Obrigado aos Professores:

José Carlos (GEO)
Adriana (POR)
Marise (HST)
Fernando (HST)
Ângela (SCL)

Comentários