Pular para o conteúdo principal

Ugah Ugah – 19 de Abril - Dia do Índio

Equipe de criação

Para os leitores se situarem um pouco mais sobre o assunto, no Brasil o dia do índio foi criado pelo presidente Getulio Vargas em 1943.

A data foi escolhida porque, no ano de 1940 várias lideranças indígenas do continente resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Eles haviam boicotado os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos “homens brancos”. Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América.

O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon, homem de origem indígena que após toda uma carreira militar se tornou um grande colaborador de Getulio Vargas e defensor da causa indígena apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril (bibliografia: Wikipédia, a enciclopédia livre e Sua Pesquisa.com).

Tivemos a oportunidade de ler um texto na disciplina de historia (Uma história do Brasil colônia, Mario Maestrini) onde o autor cita a participação dos indígenas na colonização e desmatamento das terras brasileiras. É possível ver como a presença dos portugueses pode afetar algumas tribos, que antes viviam em perfeita harmonia com a natureza, se vendem por ferramentas de ferro, roupas e outras quinquilharias.

Derrubaram, racharam,estocaram e venderam o Pau-Brasil, de sua riquíssima mata Atlântica, para portugueses e franceses. Até ao trabalho (remunerado por tais objetos portugueses) os indígenas se sujeitaram até que os portugueses se cansaram de pagar aos indígenas e tentaram (sem sucesso) escravizá-los, os indígenas em sua maioria conhecendo a terra fogem,mas com a chegada dos negros os índios são descartados, marcando o começo de um genocídio aos indígenas.

Por isso qualquer receio indígena em 1940 é totalmente compreensível depois de todos esses fatos.

Comentários

Parabéns pelo texto.
(José carlos)