Pular para o conteúdo principal

Astrologia


Luiza Estefano

“Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso! E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto.
E conversamos toda a noite, enquanto
A Via Láctea como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto”.

Direis agora: “Tresloucado amigo!
Que conversas com elas?
Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?”

E eu vos direi: “Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas.”
Soneto XIII da Via Láctea
Olavo Bilac, Poesias, 1985: 52.

Resolvi começar com esta epígrafe, pois ela fez com que eu refletisse sobre um assunto: as estrelas. As estrelas e suas constelações têm nomes variados. Você, leitor, já parou para olhar as estrelas e por alguns minutos pensar como elas são belas e brilhantes? Muitos dizem que elas nos revelam o futuro. Quais estudos fazem isto?

Alguns são os estudiosos que exploram este específico tema: os astrólogos. A astrologia, segundo estes, é muito importante para nós, pois é ela que estuda os astros, suas localizações entre os planetas, suas “ligações”. São estudos que buscam entender como as posições dos astros podem, hipoteticamente, “prever” informações sobre a personalidade, as relações humanas, e outros assuntos. Isso se chama “sincronicidade”.

Viram a importância de estudar as estrelas? Se antigamente elas eram usadas para meio de localização com certos objetos materiais como o astrolábio, entre outros, como estudamos durante tantas vezes em nossas aulas de história (com o Prof. Fernando na sétima série), hoje sabemos que a importância das estrelas vai muito além.

Como alguns não devem saber, os estudos da astrologia acreditam que as estrelas formam um mapa astral. Sim, um mapa. Você deve se perguntar: como assim? Eu só vejo um monte de pontinhos brilhantes no céu!

O mapa astral, segundo os astrólogos, é como uma impressão digital, ninguém possui igual ao de outra pessoa. Fala-se que a respeito dele se pode ver a posição dos planetas do sistema solar dentro dos signos do Zodíaco - que são como um cinturão rodeando a Terra – formando um desenho único, simbolizando os vários planos da sua vida prática e realidade espiritual.

Alguns sites atualmente dizem explicar seu futuro, mas não se pode acreditar em tudo que lê. Faça o teste, pesquise e tire suas conclusões. Abaixo alguns sites sobre as previsões do seu signo:



Por exemplo, meu signo é Áries.
Ascendente: de Touro.
Astro: Sol.
Um exemplo de mapa astral.


Referências: (caso queria saber um pouco mais sobre o assunto):

Créditos das imagens:

Comentários

Natália Dias disse…
Parabéns pelo texto Luíza! Eu também sou muito ligada em astrologia e meu signo é o mesmo que o teu: Áries com ascendente em Escorpião... Como você disse, não se pode acreditar em tudo que as estrelas dizem, mas é sempre bom dar aquela conferida no mapa astral para ter uma prévia do que o futuro reserva pra gente, não é?
Mas, assim como acredito no mundo astral, acredito também no mundo real, afinal de contas também contam muito nossas crenças, o modo como fomos criados, as coisas que sempre nos ensinaram, para definir quem somos e nossas características. Admito que é difícil achar algum ariano, por exemplo, não genioso, mas não é impossível, pois, como disse, não são apenas os astros que influenciam em nossas vidas.

Beijos, Natália.
Anônimo disse…
Oi Luiza, gostei muito do texto. Eu, assim como vc e pelo que estou vendo a Natália também, acredito bastante que os astros possam influenciar de algum modo em nossas vidas, pois parece que todas as características que eles descrevem de um determinado signo (por exemplo sagitário, q sou eu)se encaixam bastante no que eu sou, nas coisas que gosto, que não gosto... Enfim, acredito q há mesmo alguma ligação com isso. Mas, como a Natália mesmo disse, há, principalmente, a realidade e o mundo que realmente vivemos. Não dependemos só dos astros, e não apenas eles irão influenciar em nossas vidas. Até porque ninguém fica o dia todo fuçando o horóscopo para ver o que vai acontecer em sua vida (pelo menos acho q ninguém faz isso!). Bjs, Maria Luiza.
Júlia Carioni disse…
Oi Luiza gostei muito do teu texto, acredito muito em signos e tudo mais,costumo sempre estar atualizada no meu no horoscopo do dia-a-dia, acho muito legal essa coisa da astrologia...hehe
então é isso até amanhã beijos
Anônimo disse…
Adorei o texto Luiza.
Não sou muito ligada em astrologia, acho interessante, mas não sou o tipo de pessoa que se prende a isso ou ao horoscopo. As vezes é parecido, mas acho muitas vezes que é pura coincidência. Não acredito muito nisso não. Pra mim, eu escrevo meu futuro, eu sou quem sou pelas decisões que tomo.
O que me fez ler o texto, foi a parte que fala "Você, leitor, já parou para olhar as estrelas e por alguns minutos pensar como elas são belas e brilhantes? ". Eu sempre olho para o céu de noite, procurando as estrelas.. as acho maravilhosas
-carol
Juliana Neves disse…
Oi, Luiza! Tudo bem?
Sabe, gostei do seu texto por falar sobre algo que é muito relativo, só depende de cada um para acreditar ou não.
Pessoalmente, acho que o horóscopo não é vidente e não consegue definir as pessoas do jeito que elas realmente são. Se fosse assim, quando fôssemos conhecer uma pessoa, bastaria perguntar o signo dela (e assim, não existiria as diferentes personalidades que existem pelo mundo). Mas acho super legal termos em o que acreditar, ter fé em algo que pode nos guiar pela vida, como a astrologia. Eu, por exemplo, acredito em destino.

E sobre as estrelas... aaah, gosto de olhar para elas tanto quanto gosto de olhar para as nuvens fofas num céu azul, e deixar a imaginação fluir! kkk
Bom texto ;)
Beijos