Pular para o conteúdo principal

Inconfidência Mineira - Tiradentes...

Equipe de Criação [1]

Joaquim José da Silva Xavier, passou à História com o nome de Tiradentes, nasceu em Minas Gerais, em 1746.




Tiradentes criou-se com o intuito de se torna militar, esse posto não foi seu grande forte, então Tiradentes se centrou na mineração, mas não obteve sucesso. Já então o chamavam Tiradentes, pois também trabalhava como prático-dentista. A exemplo de muitos outros, entusiasmou-se com as ideias de liberdade. Em 1789, chefiou uma conspiração, a Inconfidência Mineira , a qual fracassou. Assim, Tiradentes foi preso no Rio de Janeiro, esperando o seu decreto final.


O dia do decreto final


Montada pela coroa portuguesa, seria a coisa mais importante para todos, a execução de Tiradentes.

Ordenando a todos que enfeitassem suas casas para o cortejo, Conde de Resende era o novo vice-rei da coroa portuguesa.

Tudo estava pronto, os soldados todos impecáveis e os habitantes que queriam ver de perto a execução de Tiradentes correram para conseguir um lugar melhor, para assistir ao “espetáculo”.
Tudo isso ocorria no dia 21 de Abril de 1792 num dia de sábado. Às sete horas da manhã deste sábado, começava a preparação de Tiradentes para a execução. Às nove horas da manhã Tiradentes foi conduzido até o local da execução, no campo de São Domingos.

Participaram muitos militares a esse cortejo. Todos assistindo, Tiradentes subiu 24 degraus até o lugar onde seria enforcado. Tudo muito rápido, a multidão via o corpo de Tiradentes pendurado.
Com ordens reais Tiradentes foi esquartejado e decapitado, sua cabeça foi pendurada em Vila Rica que depois de um dia desapareceu misteriosamente, onde nunca mais foi encontrada.
Tiradentes foi um herói, agüentou as consequências até o fim de sua vida...

Fonte: Elaboração textual para a disciplina de História
[1] Carlos Eduardo

Comentários