Pular para o conteúdo principal

MÉDICOS ESTRANGEIROS: a solução para os problemas da saúde?

Por Ana Luiza Coutinho.

Médicos estrangeiros chegam ao Brasil.
Não é apenas de médicos que se constrói um sistema adequado. Médicos estrangeiros chegam ao Brasil, e a vinda desses médicos causou alvoroço nas mídias sociais. Isso se deve à grande diferença de opiniões sobre o assunto. Apesar de todo o clima de esperança criado pelas pessoas mais necessitadas, apenas a vinda de médicos não resolve o problema. A falta de estrutura é o que mais preocupa.

O governo diz que esses profissionais chegam ao Brasil para cobrir o atendimento básico que é feito nos chamados “postinhos”. Esse tipo de atendimento é de grande importância para os cuidados da saúde.  Porém, com o crescimento econômico do Estado, a expectativa de vida também se elevou. Isso causa um aumento no número de idosos, que dependem de mais cuidados.

Contudo, existem outras questões a serem discutidas, como a procedência de diplomas vindo de outros países. Os vários conselhos médicos do país criticam as formas de seleção adotadas pelo governo, impõe contratos com os profissionais.

Entretanto, o contra-argumento apresentado pelo Estado afirma  que, se aplicar o teste proposto pelos conselhos, o Revalida, estará por lei validando os diplomas, dando assim liberdade de trabalho a esses médicos, tirando a exclusividade com o SUS.

Apesar das criticas expostas, o projeto tem seus benefícios. Um deles é a tranquilidade transmitida para as cidades que apresentam níveis baixos de médicos por habitantes. Além disso, com uma base mais estruturada, o sistema pode crescer com mais facilidade e rapidez.

Ao fim dessas considerações, pode se concluir que a chegada dos médicos não resolve totalmente o problema. Mas, se administrada de maneira correta e com investimentos fortes em saúde, pode trazer resultados interessantes à população.

Referências: 

Comentários