Pular para o conteúdo principal

Lutadores: como perdem peso tão rápido? Será que é perigoso?

Por Ana Coutinho

Perder peso é um objetivo comum de muitas das pessoas quem têm facilidade em ganhá-lo. Para quem já tentou sabe que é muito difícil perder dois ou três quilos em trinta dias. Isso requer muita determinação, dieta e bastante exercício. Parece inexplicável mas tem sido comum notícias de que lutadores perdem 10 ou 20 kg para participarem de suas lutas. Para ficar no peso das categorias do MMA, os atletas costumam perder muitos quilos em poucos dias, esse é o passo mais complicado para a luta.

Não existe milagres que façam eles emagrecerem em tão pouco tempo. A "fórmula" é simples: Fecham a boca e desidratam seu corpo. José Aldo dono do cinturão da categoria peso pena do UFC, fala que nos treinos ele está pesando 77 quilos, mas em cinco dias consegue chegar aos 65 quilos.

                   DIETA NA SEMANA DA LUTA
-          Café da manhã com uma fatia de pão light
-          30 minutos de corrida
-          Peito de frango com duas claras de ovo no almoço
-          Uma hora de treino técnico (para evitar contusões)
-          Algumas frutas
-          E outro peito de frango com duas claras no jantar

Vinte e quatro horas antes da pesagem inicial, um dia antes da luta, os atletas evitam qualquer tipo de líquido e ficam dentro dos limites da categoria correndo o risco de não lutar no dia. Vale lembrar que, ninguém deve repetir isso em casa, não é algo recomendável para pessoas sem preparação já que traz consequências de longa duração.

Lembrando que há pouquíssimo tempo, o brasileiro Leandro Feijão morreu durante um processo de emagrecimento para pesagem. No começo ninguém sabia dizer o motivo, mas depois, laudos comprovaram que era um AVC, associado com uma doença pré-existente.

Por origem, o MMA não tinha categorias de peso. Meus avós disseram que era estranho ver pessoas imensas lutando contra pessoas mais magras. Porém, com o passar do tempo o MMA precisava de mais divulgação e isso fez com que os organizadores criassem diferentes categorias para também dar mais confiança aos atletas.

CONSEQUÊNCIAS À LONGO PRAZO
-          Desconforto
-          Fraqueza
-          Dores
-          Mal humor

Pelo fato de forçar muito os rins por um determinado tempo, a insuficiência renal é um dos problemas que os lutadores podem sofrer depois de sua aposentadoria e diversos outros problemas, então, se você quer emagrecer, procure uma academia, uma nutricionista para assim, não adiantar sua morte.


REFERÊNCIAS:





Comentários