Pular para o conteúdo principal

Beatbox : O instrumento humano

Por Gabriel Kons.

Beatbox , vem do inglês, significa caixa de batida é o termo para a arte de criar ritmos e efeitos sonoros com a voz humana. Tornou-se um elemento fundamental junto do Rap, do Dj, do MC, da dança Break e da arte do Grafitti, desde sua aparição nos anos 80.

O idealizador do Beatbox foi Doug E. Fresh, nascido em Barbados e conhecido como o Beatbox Humano. Em 1985 teve sua música “The Show/La Di Da Di”, gravada junto com Slick Rick; som que até hoje chama a atenção de muitos beatboxers.

Com a popularização deste novo ritmo, muitos outros nomes apareceram. Entre os mais famosos beatboxers não podemos deixar de falar de Ready Rock C, o Buffy do grupo Fat Boys e Bizmarkie.

Foi então nos anos 90, que Rahzel da banda de Hip Hop The Roots, se tornou um dos mais visíveis beatboxers, cantando e criando batidas simultaneamente. Ele foi considerado único, comparado a uma mesa de som (aparelho eletrônico utilizado por Djs).

Atualmente o Beatboxing já ganhou espaço na cultura Hip Hop mundial, novos artistas aparecem trazendo elementos que vão de jazztechno a world music. No Brasil, não é diferente, o número 1 é conhecido como Fernandinho Beatbox,, que ganhou popularidade após aparecer no dvd de Marcelo D2.


 E você ? Conhecia o beatbox? Pratica?

Referencia:

Comentários

Anônimo disse…
Eu já ouvi falar algumas vezes sobre Beatbox, mas nunca pratiquei. O som é muito legal, deve ser muito difícil fazer , muito legal sua curiosidade , parabéns!
Por Ana Luiza Ramos Barcelos