Pular para o conteúdo principal

Uma raridade na natureza

Por Juliana Santinn


Caro Leitor,

Após assistir muitas matérias sobre grandes felinos no "Animal Planet" (programa de televisão) resolvi escrever um pouco sobre uma espécie rara de felino: o leão branco.

Todos já devem ter ouvido falar do leão branco. Ele constitui uma rara mutação em sua cor que é devida a uma particularidade em sua genética chamada leucismo (falta de pigmentação no corpo). Eles apenas se distinguem dos outros de sua espécie por sua pelagem muito clara, quase branca, causada por uma anomalia em seus genes. Além disto seus olhos podem chegar a ser dourados ou até azulados.

Atualmente os cruzamentos desses leões são feitos em zoológicos pois já não existem na natureza selvagem. Eles apareciam na reserva de Timbavati, na África do Sul, mais desde o ano de 1993 não são mais avistados, pois praticamente foram extintos da natureza. Muitos confundem os leões brancos como sendo albinos mais não, sua cor branca é causada por um gene inibidor recessivo, muito diferente do gene do albinismo, mais existem também leões brancos por albinismo, mas estes possuem olhos vermelhos e grande sensibilidade ao sol, muito raros e ameaçados também de extinção.

Curiosidade: No mundo hoje em dia existem apenas dois mil leões brancos, muito mais do que no ano de 1999 quando restaram apenas 500 leões.


Referências: "Animal Planet" e "Planeta Animal" (programas de TV)

Comentários

Anônimo disse…
Nunca ouvi falar sobre esse tipo de leão, mais agora eu sei, eles são simplesmente lindos, e imagina de olhos dourados ou azulados. Amei seu texto, parabéns!
Por Ana Luiza Ramos Barcelos