Pular para o conteúdo principal

Aikido: A arte marcial da paz

Por Juliana Santinn
Morihei Ueshiba

Aikido é uma arte marcial que foi fundada pelo mestre Morihei Ueshiba mais conhecido como “O Sensei” que significa (“Grande Mestre” ou “Grande Professor”). Morihei nasceu em Tanabe, Wakayama, Japão, no ano de 1883 e acabou falecendo em 1969 aos 85 anos. O grande objetivo do mestre era poder criar uma arte em que seus praticantes pudessem se defender a partir do ataque do seu adversário. O Aikido é exercido através de uma combinação de movimentos atacantes, redirecionando a força do adversário contra ele mesmo, ao invés de combatê-la diretamente.

Nesta arte marcial os praticantes têm uma função: de ser uke (recebe a técnica) ou nage (que executa a técnica). Um dos princípios do Aikido é que nunca em nenhuma circunstância o seu praticante deve ir contra aquilo que está sendo proposto por seu sensei, pois ao fazer isso ele pode se machucar.

Esta arte marcial chegou ao Brasil  no século XIX trazida por alguns praticantes do mestre Morihei Ueshiba. Para podermos entender melhor o significado desta arte vejamos o que seu nome quer dizer:

AI – Harmonia
KI – Energia
DO – Caminho

Muitos acham que as artes marciais são pesadas e agressivas e etc., no entanto, o Aikido é uma arte para encontrar a paz interior, pois como seu próprio nome traduz "caminho da energia com harmonia", tendo como principais fundamentos o respeito e a concentração.

Representação de uma katana, principal arma usada no Aikido

Referências:
Conversa com Sensei Fabio e Sensei Carlos

Disponível em <aikidokas.com.br> acessado em 26.set.2013

Comentários