Pular para o conteúdo principal

A importância da música na vida das pessoas.

                                                                                                                      Por Ana Luiza Coutinho      
Caro leitor,

O que você acha sobre o som que você escuta no carro indo para a escola ou o trabalho? Ou até mesmo em uma festa? Em algum momento você já tentou praticar música? Será que uma aluna, como eu, conseguiria lhe convencer? Pois esse é meu objetivo: convencer você leitor a despertar um interesse por música, ou se não, ir correndo atrás de uma escola de música para seu filho/a.

A música é uma forma de arte praticada desde os tempos pré-históricos. Além de ser uma arte pode servir como um modo educacional e uma terapia para as pessoas. Mas afinal, qual é a importância da música nas nossas vidas?

A importância da música nas nossas vidas não tem idade, o mundo não vive sem ela pois esta presente em todos os momentos. Dá para imaginar uma festa sem música? Um filme ou um desenho? Ou até mesmo a missa sem uma canção? Não teria como! Se parássemos apenas cinco minutos para pensar perceberíamos que a música dá vida as coisas, aos brinquedos, ao vídeo game, novelas. As músicas podem nos levar a uma viagem, podemos conhecer lugares que não existem, podem acalmar as pessoas ou deixá-las alegres, podem nos fazer chorar ou até mesmo lembrar de um momento divertido, ai nós rimos. Segundo Nelson L. Miranda "A música, em razão de seu poder criador e liberador, é um poderoso recurso disponível para ser usado no processo educacional. Ela representa uma importante fonte de estímulo, equilíbrio e felicidade para a criança"

A música hoje nos traz muitos benefícios, estimula nosso cérebro e, especialistas dizem que a música deve ser incentivada desde cedo pelas crianças. Tocar um instrumento fortalece e melhora a coordenação motora; o estudo musical amplia o raciocínio; crianças que estudam música vêm a ter bom comportamento em sala de aula; pessoas de maior idade que praticam música terão melhoria significativa na sua saúde e combate o mal de Alzheimer; reduz o sentimento de ansiedade e de solidão e outros inúmeros problemas.

Tenho uma proposta pra você, leitor, que tal praticar algum instrumento que você se identifique?  Claro, no começo será difícil, mas depois tudo facilita como na vida! Um  desafio as vezes não cai tão mal, não é mesmo?

Fontes: 

Comentários

Carlos Dóro disse…
Gostei do texto, e gostei mais ainda de me ver na foto, atendendo a paciente. Fiquei surpreso! e contente!

Eu me chamo Carlos Dóro, sou musicoterapeuta. Desculpe a curiosidade como que vc encontrou esta foto? Foi da gazeta do povo?
Estou pesquisando algo interessante sobre música para passar aos meus alunos de Artes do 8º ano. Obrigada pela contribuição!