Pular para o conteúdo principal

O violão

Por Ana Luiza Barcelos.

- Um pouco da história do violão

Indícios apontam que o violão já existia há dois mil anos antes de cristo, na antiga Babilônia, já que arqueólogos encontraram placas de barro com figuras seminuas tocando musicais, muitos deles similares ao violão atual. Existem descobertas de outros instrumentos semelhantes ao violão nas cidades de Assíria (norte da antiga da Mesopotâmia), Susa e Luristan que ficam na Ásia. Os instrumentos de cordas também eram usados pelos gregos e egípcios.

O violão é composto por seis cordas, às cordas são contadas a partir da mais fina: 1° mi agudo 2° si 3° sol 4° ré 5° lá 6° mi grave.

O violão faz parte do grupo de instrumentos de cordas pulsadas, assim como a guitarra, o alaúde, a vihuela, e as sem braço como a harpa e a lira.

Existem hipóteses sobre a origem do violão. Uma delas é a de que tenha sido derivado do alaúde, que os egípcios, os persas e os árabes levaram junto para a Espanha. A outra hipótese é de que o violão sofreu transformações e adaptações a partir de um instrumento grego chamado kathara grega ou assíria.

- Curiosidades

Em outros países que não falam a língua portuguesa, o nome do violão é guitarra, em inglês se diz guitar, em francês guitare, em alemão gitarre, em italiano chitarra, e em espanhol guitarra.

No Brasil , quando a palavra guitarra é falada, estamos nos referindo a um instrumento elétrico chamado guitarra elétrica, isto porque os portugueses que introduziram esse instrumento.

Os portugueses possuem um instrumento com as mesmas formas e característica do violão, sendo um pouco menor, denominando de viola. Assim o instrumento maior passou a ser referido com seu nome no aumentativo: de viola para violão.


Referências:

Comentários

Anônimo disse…
Que curiosidade curiosa, eu sempre me perguntei por qual motivo "só" nós chamamos o violão de violão mesmo... pois bem, acabou a curiosidade. Obrigada!
Daniele.
Anônimo disse…
Achei muito interessante, falar sobre o vilão,porque ninguém tem a curiosidade de onde veio esse instrumento tão legal.
Mariana Natividade