Pular para o conteúdo principal

Você sabe que tipo de tênis usa?

Por Luis Fernando Palharin.

Grande parte das pessoas usam tênis no seu cotidiano e você já parou para pensar que tipo de tênis usa nesse dia-a-dia? Você sabia que tem vários tipos deles para cada momento e ocasião? Convido vocês a conhecerem um pouco da história desse produto que usamos todos os dias.

Os calçados, em geral, surgiram da necessidade que o homem primitivo sentia de proteger seus pés das condições adversas, como frio, calor e também das armadilhas da natureza (que poderiam causar feridas e impedir sua locomoção).

Ainda no início do século XIX a borracha se tornou muito importante na indústria e alguns produtores de sapatos começaram a produzi-lo com solados feitos desse material. Os calçados tornaram-se, assim, mais leves e confortáveis.

Na década de 1860 surge um tipo novo de sapato feito de couro, fechado, com cadarço e proporcionava certa leveza em comparação com os da época. Essa espécie de sapatilha conquistou os praticantes de esportes que passaram a adotar esses sapatos tanto em corridas, no ciclismo e na prática do tênis (esporte que deu nome ao novo estilo de calçado).

Em meados de 1920, o sapateiro Adolph Dassler lançou, na Alemanha, um sapato especial para corredores. O novo tênis conquistou atletas e permitiu que seu inventor criasse uma das maiores marcas de artigos esportivos, conhecida até hoje. Na década de 50, os tênis ficaram muito famosos entre os jovens, que começaram a usá-los, tanto que se tornou um símbolo de juventude e também de rebeldia e inovação.

Já na década de 1980 eles eram mais conhecidos do que nunca em parte por causa da popularização dos esportes mostrados pela mídia que os tornou objetos de desejo (tanto que foram incorporados a moda e viraram, assim, símbolo de estilo e bem-estar).

Então vamos a alguns exemplos e quais confusões que fazemos ao comprar um par de tênis.....

Muitas pessoas confundem “chuteiras” com “tênis de futebol de salão”. Ambos são feitos para jogar bola só que a chuteira tem travas no solado e é usada em campos. Já o tênis de futebol de salão o solado é liso e são usados em quadras.

Para o basquete, os jogadores profissionais usam tênis de cano longo que serve para proteger o atleta em seus saltos. O solado pode ser diferente para cada jogador dependendo de sua posição. No caso do pivô deve possuir espiral que facilita o movimento de rotação, para armadores normalmente a sola deve possuir borracha mais fina e flexível que permite maior agilidade. É usado também tênis de cano curto para jogadores menores que possibilitam maior liberdade no movimento.

Com relação aos tênis de corrida, use aqueles que são mais leves, com bom sistema de ventilação e amortecimento. Além disso, o peso está diretamente relacionado ao seu desempenho e quanto mais leve, mais fácil para correr.

O futsal é um esporte mais acelerado, por isso a importância de calçados que deem agilidade ao jogador, permitindo que ele possa se movimentar sem se machucar. Como a bola de futsal é menor e mais dura o bico do tênis deve ser feito com uma proteção para não dar desconforto ao jogador no meio da partida.  

Os tênis para vôlei devem possuir amortecimento reforçado na frente do calçado, pois o atleta após seu salto toca primeiro com a parte da frente dos pés no chão e depois com o calcanhar. Ele têm solado de borracha com ranhuras para a estabilidade do jogador.

Cada modalidade esportiva tem um modelo específico que relaciona conforto e produtividade.

E aí gostaram? Qual é sua atividade esportiva predileta? O seu tênis é apropriado para a prática do esporte?

Lembre-se: O seu desempenho no esporte pode ser afetado pela escolha errada do tênis. Lembre-se que esporte é sinônimo de bem estar Evite lesões escolhendo equipamentos corretos.


Referências:
http://www.magazineluiza.com.br/PortaldaLu/verConteudo.asp?id=5627 acessado em 16/06/2013 as 21:49
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-tenis/historia-do-tenis-4.php acessado  em  19/16/2013 as 21:00
http://img2.mlstatic.com/s_MLB_v_V_f_2806045226_062012.jpg acessado  19/06/13 as 21:42
http://www.calcados.com/files/2012/07/asics-tenis-design-e-desempenho.jpeg   acessado  em 19/06/13 as 21:42
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR7gl6HkTt27SC3PkWdK8SlWpIx4jRYp5wqRQLltJZ7   Ml7ocsvT     acessado  em 19/06/13  as 21:42
http://www.archipelagus.com.br/daviesportes/imagem/imagem_produtos_media/1_TENIS-VOLLEY-ASICS-GEL-ROCKET-FEMININO.jpg   acessado  em 19/06/13 as 21:42

Comentários