Pular para o conteúdo principal

A vida do skate

Por Lucas Mattos.
 
Ninguém sabe ao certo de onde veio a verdadeira criação do skate no mundo. Uns falam que foi na Califórnia, mas não é nada confirmado. Em uma época que o surfe já era um esporte muito praticado, no entanto, às vezes as condições do mar não estavam apropriadas. Foi então que os surfistas adaptaram rodinhas e as colocam em "shapes", assim tendo como fazer um surfe em terra firme.

Os skates eram bem simples, ao contrário de hoje que têm várias peças e tudo mais. Era feitos de uma madeira reta encima de rodas que a fazia deslizar. Como a mania pegou na época a garotada decidiu investir nesse esporte que ganhou nome próprio: o skate.
 
No ano de 1965 começaram a ser fabricados industrialmente. Foi um espetáculo sua criação pois nos anos 70 foram criadas várias competições, assim como as competições de surfe. Durante um tempo o skate foi deixado um pouco de lado com a criação de manobras usando as bicicletas. Aos poucos, no entanto, os skatistas foram se adaptando as ruas e aos seus obstáculos (já que várias pistas acabaram sendo fechadas por falta de pessoas).
 
Novamente nos anos 70 os skates voltaram a voar (não voar como um avião!), mas sim pulando pelas nas piscinas vazias. Naqueles tempos os EUA tiveram um problema no uso das águas e muitas pessoas esvaziaram suas piscinas. Assim se tornaram bons obstáculos para os skatistas que poderiam fazer boas manobras (como podemos ver no vídeo a seguir:)
 
 
Nos anos 80 viram que skate era realmente muito mais legal e o esporte se popularizou ainda mais. Muita gente começou a andar e até hoje temos vários skatistas e pessoas que estão aprendendo. Muitos skatistas marcaram a história dos skateboards como Steve Caballero, Tony Alva, Tom Sims, entre outros.

Referência : http://360graus.terra.com.br/skate/?did=2080 acesso em 29/05/2013.

Comentários

Unknown disse…
Quando começaram com o skate, na verdade ele era chamado de "surfe no asfalto". Muitos dos jovens da época (início década de 60) começaram a andar mais de skate, não que eles deixaram de surfar, mais davam mais preferencia a ele. Então pode-se dizer que os jovens daquela época se renderam ao novo esporte chamado skate. Surgindo então os primeiros skatistas da época. CARLOS E. 9ºA