Pular para o conteúdo principal

Skate: Um pouco de sua história


Por Pietro Inácio.

O skate é um esporte considerado radical que foi inventado no estado da Califórnia (EUA) por volta dos anos de 1960. No começo o skate era mais uma maneira das pessoas surfarem quando a maré estava baixa, por isso ele era chamado sidewalk surf (o surfe no asfalto). No meio da década de 60 surgiram os primeiros campeonatos.
 
Nos anos de 1970 o skate foi revolucionado. Já no começo de 1972 foram inventadas as rodas “uretano” e o skate ficou muito mais leve do que com rodas de porcelana de antes. Além disso, existiram os lendários Z-Boys da equipe Zhephyr em Venice, Califórnia. Eles andavam com seus skates em piscinas vazias praticando os chamados wall rides (que é andar nas paredes). Ainda foi inventado no fim da década a manobra ollie-air uma manobra básica de street style por Alan Gelfand.
Nos anos 80 existiram muitos nomes do skate importantes como Jay Adams, Steve Caballero, Tony Alva, Tom Sims, Stacy Peralta, Christian Hosoi, entre outros, mas dois skatistas foram os maiores destaques: Tony Hawk e Rodney Mullen.

Tony Hawk foi o maior skatista de vertical (um estilo que inclui half pipes, pool Riding e mega ramps) e foi o primeiro a acertar um giro de 720 graus e de 900 graus (até hoje essas manobras são consideradas difíceis.)

Rodney Mullen inventou muitas manobras de streetstyle e freestyle como:  kickflip, heelflip, hardflip, casper, darkslide, rockslide, 50-50, body varial, nollieflip underflip, primo, reemo, varialflip, inward heelflip, 360 flip, fs flip, bs flip, varial heelflip, fs heelflip, bs heelflip e muitas outras.

Ainda nos anos de 1980 o skate se espalhou para várias partes do mundo e virou uma grande febre depois de tantos avanços. Na década de 90 o skate não teve muitos avanços, mas um brasileiro muito famoso na historia do skateboard criou a última grande transformação no skate. Bob Burnquist inventou o Switchstance vertical que é andar com a base trocada em pistas de vert. Andar com a base trocada já era usada no streetstyle, mas não em verticais.


Você tem curiosidades sobre o esporte? E anda de skate?

  

Comentários

Anônimo disse…
Gosto muito do Tony Hawk e aquele 900 marcante da história do skate, o que foi aquilo? rs. Amo este esporte, quero pratica-lo a vida toda!! Carlos E. 9ºA