Pular para o conteúdo principal

O preconceito racial está chegando ao fim?

Por Carlos Eduardo Vargas.

No Brasil como em várias partes do mundo vigoram políticas mais efetivas contra a discriminação racial (como a Lei 14.187/2010 criada em São Paulo contra este tipo de discriminação) quando pessoas que tem e prejudicam outras por esse preconceito são punidas com mais rigor.

Será que é o fim do preconceito no mundo? É fato que muitos negros comandam empresas, outros são juízes, atletas de sucesso, grandes atores. Isso nos mostra que sem importar sua cor todo ser humano é capaz de conseguir qualquer coisa. O projeto Genoma já comprovou cientificamente que inclusive o conceito de raça não pode  mais ser aplicado aos seres humanos. Nossas diferenças são culturais e sociais e não biológicas.
 
Em 2008, os estadunidenses elegeram Barack Obama para presidente da República. No Brasil, dizem que não existe preconceito, pois somos uma sociedade multirracial e unida. Será mesmo? Obama, Lewis Hamilton, Oprah Winfrey, o ministro Joaquim Barbosa, a atriz Taís Araújo revelam um mundo novo sem preconceitos? Está acabando o preconceito aqui e no mundo?
 
Referências:
Disponível em < http://www.justica.sp.gov.br/novo_site/Noticia.asp?Noticia=4404> acesso em 20.abr.2013.

Comentários