Pular para o conteúdo principal

Surfe estudantil


por Maylin,

Você já ouviu falar sobre surf estudantil? É um evento realizado pela Quiksilver, desde 2003, que acontece nos dias 20 e 21 de outubro,no qual,várias escolas públicas e particulares de Florianópolis se reúnem na praia Mole (leste da Ilha de Santa Catarina), para realizar uma competição de surfe, skate, “escultura na praia”, “arte na praia”, remada, e “garota Roxy”. O campeonato divulga campanhas como a de doação de sangue e a da preservação da beleza das praias. No dia do campeonato entre cinco e dez pessoas de cada colégio, devem doar em torno de 450ml de sangue, seguindo algumas normais que podem ser encontradas no site http://craud.net/int_radicais.php?id=2595.

No final do campeonato e feito um mutirão de lixo, no qual os estudantes, professores, amigos, enfim, todos que quiserem, fazem uma caminhada pela praia recolhendo todo lixo que encontrarem. No final o lixo é pesado e pode servir também para as escolas arrecadarem pontos,com um determinado peso de lixo, decidido por comparações entre as escolas.

A competição de remada, skate e surfe é organizada assim, cada escola inscrita deve selecionar um aluno para a categoria masculina, e uma para a categoria feminina entre o 9º ano e 3ºano do ensino médio,essa seleção é feita da forma que a escola achar melhor.


A “arte na praia” e a “escultura da praia” são competições mais abertas, pois além dos estudantes as pessoas das torcidas da escola também podem participar. Na “escultura da praia” os participantes são de um número limitado, desde que tenham alguma relação com a escola participante. Usando água e areia os participantes tem 120 minutos para terminar a escultura de um determinado tema que é escolhido na hora da competição. Na competição de “arte na praia” a escola deve indicar um de seus membros (aluno/torcida) para criar uma arte/desenho com uma cartolina branca e lápis de cor (material distribuído na hora) de um determinado tema escolhido no começo da prova, o aluno tem 60 minutos para completar a prova.


No final do campeonato é feito um desfile, no qual, cada escola escolhe uma estudante para desfilar com os biquínis Roxy, elas são julgadas e na colocação de primeira, segunda e terceira, são ganhos pontos para a sua escola, chama-se “garota Roxy”.
Esse evento, em minha opinião, é muito importante para a formação dos alunos de todas as escolas, pois além de ser um lugar onde se conhece mais pessoas, se diverte e aprende a respeitar mais as pessoas e o meio ambiente, estimula o esporte, apreservação/cuidado com a natureza, a coletividade e a saúde. Por isso, provavelmente, o número de pessoas presentes está aumentando cada vez mais, este ano foi surpreendente, mais de quatro mil pessoas.

Com 41 pontos o colégio vencedor foi o Tendência, veja a tabela do resultado final abaixo.

Resultado final:
1º Curso e Colégio Tendência: 41 pts
2º EB Acácio Garibaldi: 39 pts
3º Autonomia: 38 pts
4º Estimoarte: 37 pts
5º EB Castelo Branco: 36 pts
6º Cruz e Sousa*: 34 pts (venceu no critério de desempate)
7º EB Antonio Apóstolo: 34 pts
8º IFSC: 30 pts
9º EB Dom Jaime: 27 pts
10º Dinâmica: 26 pts
11º EB Dilma Lúcia: 25 pts
12º IEE*: 24 pts (venceu no critério de desempate)
13º Energia Barreiros 24 pts
14º CEB: 18 pts
15º Militar: 11 pst
16º Aplicação: WO

Espero que tenham gostado de saber um pouco sobre o surfe estudantil, e se seu colégio ainda não participa desse evento fale com os diretores, pois é fácil de inscrever-se. Até a próxima.



Referências:
http://wp.clicrbs.com.br/nasondascombanana/2012/10/09/quiksilver-surfestudantil-2012-na-mole/?topo=84,2,18,,,84
http://craud.net/int_radicais.php?id=2595
http://wp.clicrbs.com.br/maraberto/2012/10/22/colegio-tendencia-e-bicampeao-do-quiksilver-surfestudantil-2012/?topo=67,1,1,,30,e179

Créditos das  imagens:
http://paginaaberta.net/wp-content/uploads/2012/10/tn.jpg
http://wp.clicrbs.com.br/nasondascombanana/files/2012/10/Arte-na-Praia.-Escultura-na-areia.-Foto-Arquivo-Surfestudantil-2.jpg
http://wp.clicrbs.com.br/nasondascombanana/files/2012/10/Surfista-Doador-Hemosc-e1349800240997.jpg
            



Comentários