Pular para o conteúdo principal

Ser Mané

por Leonardo Pedro dos Santos,
 
 
 Ser mané é morar em Florianópolis, ter o pai pescador, comer peixe quase todo dia, principalmente na época da tainha, saber todos os tipos de peixes como, por exemplo: Papa Terra, Anchova, Corvina, Tainha, etc.

Ser mané é falar de um jeito engraçado e diferente, de um jeito que só mané entende, falar palavras como: ixtepô, boca mole, coxa colada, tax tolo, entre outras.
 
Ser mané é ser torcedor do Figueira ou do Avaí, que são times da ilha. É ser aquele torcedor chato que acha que sabe de tudo, que vai com o radinho ver o jogo.
 
Ser mané é gostar de morar na Ilha, não gostar muito de visitantes (moradores novos). Preferir os moradores antigos.
 
Ser mané é ir pra praia na época da Tainha pescar, (tacar a rede), gritar “cérca”, “puxa a rede”. E no final da pesca sair bem feliz por ter conseguido uma boa safra.
 
Ser mané é fica furioso quando alguém rouba seu peixe, a ponto de sair atrás gritando “Ti doli uma surra, seu ixtepô”.
 
 
Ser mané é ser nativo da Ilha de Florianópolis. É ser conhecido como Manezinho, por ter um sotaque engraçado, preferir a Ilha do que qualquer outro lugar. É ser reconhecido também pela sua cultura, seu jeito de ser. E se destacar pela sua humildade e honestidade, qualidades estas que são as marcas registradas dos manezinhos.

Comentários