Pular para o conteúdo principal

Pobreza na Índia, o sistema de castas pode contribuir com ela?


por Felipe,

Na Índia existe uma divisão de classes onde, quem foi posto em uma casta pobre , será forçado a trabalhos de baixa renda, esse sistema é muito injusto pois a pessoa sempre manterá sua riqueza ou pobreza.

O sistema de castas  está organizado em colocar os crentes hindus em classes sociais. Baseado na crença milenar hinduísta, em que as pessoas nascem com destino e posição determinadas na sociedade, na casta que nasceu deverá permanecer nela até morrer, para cumprir a lei dharma, cumprir seus deveres. Por exemplo, a pessoa segue a casta dalit, uma casta pobre, ela deverá ficar sempre pobre para cumprir a lei, e assim fazendo o karma . Uma lei que ajusta todo mal ou todo bem que tenham feito nessa encarnação, e terá consequências boas ou ruins para próximas reencarnações. Então não há possibilidade de progresso na vida em que foi posto, ele pobre continuará pobre, ele rico continuará rico.

O povo dalits  são muito apegados às suas crenças. Os Dalits são vítimas de uma opressão múltipla, são excluídos de todo bem público e suas mulheres são violentadas e são obrigadas a se prostituirem, eles são considerados piores que o chão, geralmente vivem na rua tem alto índice de mortalidade infantil, em torno de 10%; 66% dos dailts são analfabetos, porque geralmente não conseguem vagas nas escolas, pois os crentes afirmam que ao tocar nos dalits são contaminados.

 Conclui que o sistema de casta na Índia, pode contribuir com a pobreza pois, os que pertencem as castas mais pobres sempre serão pobres, em função do sistema que o impediu de crescer na vida. Não acho justo. Se essa divisão acabasse iria diminuir o índice de pobreza na Índia, mais cultura não se discute. Claro que também a Índia é um país subdesenvolvido e tem seus problemas econômicos, isso ajuda aumentar o índice de  pobreza. 

Referências:
http://ebraelshaddai.wordpress.com/2009/09/13/a-crueldade-do-sistema-de-castas-na-india/
http://www.almacarioca.net/o-que-e-um-daliti-lu-dias/

Comentários