Pular para o conteúdo principal

Onde começa a violência?


por Rhanna,

O número de homicídios e casos de violência só aumentou nestes últimos anos. Segundo Francisco Carlos, professor de História Contemporânea da UFRJ, “De meados do século XIX até esse ano, ocorreram 177 ataques a escolas americanas de Ensino Médio e 111 de Ensino Básico. Mas quando pegamos as décadas de 80, 90 e 2000, são quase um ataque por mês dentro dos EUA”. Recentemente, podemos perceber mais um grande caso de violência.


Na sexta-feira, 14 de dezembro, Adam Lanza, um homem de 20 anos, entrou no seu ex-colégio, Sandy HookElementarySchool,localizado em Newtown, Estados Unidos. Ele acabou disparando balas e matando no mínimo vinte crianças, seis adultos e a si mesmo.

A causa disso tudo ainda não foi descoberta. Mas porque alguém tiraria a vida de outros sem a mínima razão? Pessoas que, provavelmente, ele nem conhecia. Crianças inocentes que tinham muito o que viver ainda. Aparentemente, ele era um jovem inteligente que adorava jogar videogames de tiros. Mas será que esses jogos incentivam mesmo a violência na vida real? Além disso, segundo conhecidos, a mãe dele o levava para atirar e era colecionadora de armas. Por que uma mãe incentivaria o seu filho a usar uma arma? Será que ela não tem uma parte de culpa pela morte dessas pessoas?

No entanto, nem tudo está acabado, ainda há pessoas que zelam pelo bem-estar de outras. A tragédia só não foi maior ainda porque alguns professores ouviram disparos e agiram para salvar as crianças. Victoria Soto, uma das professoras deste colégio, escondeu seus alunos dentro de um armário o qual ficou na frente e acabou morrendo. Apesar de serem poucos, ainda estão presentes casos em que as pessoas colocam a própria vida em risco para salvar os outros.

Referências:
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/12/atirador-forcou-entrada-em-escola-onde-ocorreu-massacre-diz-policia.html>. Acesso em: 15 dez. 2012.
http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2012/12/ultimas-decadas-tiveram-quase-um-ataque-por-mes-diz-professor.html>. Acesso em: 15 dez. 2012.
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/12/obama-pede-solidariedade-nacional-apos-massacre-em-escola.html>. Acesso em: 15 dez. 2012.
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/12/atirador-voltou-a-escola-onde-estudou-mas-desta-vez-como-assassino.html>. Acesso em: 15 dez. 2012.
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/12/professora-morreu-protegendo-alunos-em-escola-nos-eua-diz-tv.html>. Acesso em: 15 dez. 2012.

Comentários