Pular para o conteúdo principal

Mobilidade urbana

por Nathália,
 

A mobilidade urbana trata-se não só de filas no trânsito, mas sim de tudo que colabore para a locomoção na cidade, como por exemplo: estradas, ciclovias, calçadas, etc.

Em algumas cidades a mobilidade urbana é um problema muito sério, pois na maioria das vezes ela não é proporcional ao desenvolvimento e ao crescimento da cidade, e isto vem atrapalhar, tornando o fluxo transitório da cidade caótico.
 Existem cidades grandes que tem um número muito mais alto de carros e filas, porém o trânsito flui mais tranquilamente por terem sido melhores planejadas do que algumas cidades menores que não tem tanta fila. Essas filas se dão devido a outros fatores como a falta de ciclovias, calçadas esburacadas ou a falta delas, transporte público de má qualidade, entre outros.

Florianópolis é a cidade com o pior índice de mobilidade urbana do Brasil com 0,199, é o que diz o jornal Diário Catarinense do ano de 2009, isto porque muitas vezes é impossível se locomover de um bairro para outro do lado de outra forma que não seja de carro, pois não há ciclovias, as calçadas são ruins de caminhar e, além disso, a tarifa do ônibus é altíssima e tem poucos horários. Então, enquanto poderia fazer um trajeto a pé ou de bicicleta, você é obrigado a fazê-lo de carro ficando na fila e levar mais do que o dobro de tempo do que se tivesse usado uma das duas opções.

Portanto para a nossa cidade é preciso pensar urgentemente em como reverter este quadro, estudar maneiras de fazer com que as pessoas não precisem usar apenas o carro como meio de transporte, para que as filas de Florianópolis sejam reduzidas. Este tema foi bastante discutido nos debates políticos da nossa última eleição, então esperamos que o próximo gestor da nossa cidade leve realmente este assunto a sério e pense em alternativas que venham resolver este problema.

Para que isso aconteça, penso que as melhores opções seriam: a melhoria e construção de novas calçadas, implantação de ciclovia por toda a cidade, um sistema de transporte público que seja mais eficiente e econômico


créditos da imagem:
http://gilsonsousaaracaju.blogspot.com.br/2012/09/mobilidade-urbana-um-desafio-e-tanto.html
 

Comentários