Pular para o conteúdo principal

Carta de Iniciação Científica


por Laura,

Este ano foi definitivamente diferente do último, para começo de conversa eu mudei de escola e tive uma disciplina nova, a Iniciação Cientifica, ou só IC.
No começo eu não sabia do que se tratava e estava meio perdida por não saber nada sobre o projeto (o objetivo do projeto é estimular o gosto pela pesquisa), pois não havia participado da primeira reunião e meu grupo não conseguiu me explicar muito bem sobre o trabalho foi meio complicado trabalhar com eles principalmente por eles não levarem o material necessário.

Mas apesar de ter caído de paraquedas no meio do projeto, eu tinha o professor orientador para me ajudar, é bastante bom trabalhar com alguém para te orientar e não ficar jogado a esmo no escuro.
Foi muito complicado terminar o primeiro projeto, fiz o máximo que pude para terminá-lo a tempo e apresentá-lo no prazo, não foi um dos meus melhores trabalhos, no entanto foi o suficiente.

Apesar de ter chegado no meio do trabalho sem ter muita noção de como realizá-lo, foi bem legal trabalhar com as pessoas de outras salas, quebrou a rotina de sempre fazer trabalhos com as mesmas pessoas.
A segunda fase foi, sem dúvidas, melhor do que a primeira. Principalmente por causa da viajem para Minas Gerais, foi muito interessante e foi uma viagem essencial para a realização do meu projeto, que envolve a arte sacra do período do Barroco Mineiro, além do mais foi muito instrutiva e interessante, pudemos ver os resultado do que realmente foi feito lá.

Lá nós visitamos as cidades históricas (Mariana, Tiradentes, São João D’el Rei e Ouro Preto), cada uma com suas inúmeras igrejas, todas bem decoradas com ouro e cheias de adornos.
Depois que voltamos de Minas tivemos que montar um audiovisual que apresentamos na SEPEX, semana de pesquisa, ensino e extensão onde nós apresentamos nossos audiovisuais, no começo estávamos meio tímidos, mas depois nos soltamos. Foi muito interessante apresentar na SEPEX, pois não apresentamos apenas para os nossos colegas, apresentamos para todas as pessoas que passaram por nosso estande.

Acho que foi uma das coisas que mais valeu a pena, mesmo quase morrendo de fome naquele dia.
Acho que desde o começo achei que o projeto seria desse jeito, não tinha muito planos para essa disciplina tem sempre tanta coisa na minha cabeça...

Ter participado do projeto foi muito importante pois me ensinou que eu não posso ficar parada esperando que as informações que eu preciso para fazer alguma pesquisa entrem na minha cabeça, me ensinou que eu devo ir atrás do conhecimento por conta própria.

Comentários