Pular para o conteúdo principal

Animais: se você ama uns, porque come outros?


por Maylin,

Desde que se sabe da existência humana temos conhecimento que o ser humano come carne, isso porque não tínhamos o conhecimento do plantio e não sabíamos preparar os alimentos como cozinhar, misturar sabores, entre outras coisas. Ao longo da evolução as pessoas foram tendo mais opções de comida e agora somos a única espécie que pode escolher o que comer.

Do meu ponto de vista comemos carne, pois é uma necessidade do organismo e é um costume, pode-se chamar até de “tradição” porque é normal os amigos ou a família se reunirem para comer um churrasco em um Domingo, por exemplo, porém somos seres pensantes e isso pode começar a mudar, se não mudar agora esses hábitos talvez, no futuro, isso mudará de uma forma radical, como por exemplo, problemas de saúde.

As pessoas estão começando a rever mais seus conceitos em relação ao abundante consumo de carne, alguns por questões de malefícios a saúde (engorda e pode muitas vezes entupir veias), outros, por respeito aos animais, porém não é tão fácil parar de comer carne, e também não é recomendado parar totalmente, pois nela existem elementos que são importantes para o nosso organismo. Uma solução para esse problema é que a carne pode ser substituída por outras coisas, como soja, frutos secos e sementes, leguminosas, seitan, tofu, tempeh, cereais, e algas. As pessoas que passam a fazer isso são chamadas de vegetarianas. Mesmo substituindo alguns elementos importantes da carne, depois de um tempo sem o consumo o nosso corpo precisará da proteína de carne de animais, proteína animal, pois além de ser essencial para nosso corpo só se encontra essa vitaminas na carne dos animais.

Antigamente o vegetarianismo era uma cultura mais ligada à religião. Começou a virar um comportamento na década de 1960 com a cultura hippie, hoje em dia pode ser chamada de “modismo”.

As indústrias de alimentos animais esta produzindo cada vez mais, ou seja, as pessoas estão consumindo cada vez mais, e, além disso, as indústrias estão dando hormônios para a alteração do metabolismo, acelerando o crescimento do animal. Além de ser um maltrato aos animais, faz muito mal a saúde.

Enfim, temos muitas opções de comidas e é sua escolha questionar “se ama alguns animais, porque come outros?”, afinal somos todos iguais.

O vídeo a seguir fala sobre isso, boa reflexão! 

Vídeo:
http://www.vegetarianismo.com.br/sitio/



Fontes de pesquisa:

http://www.sociedadevegana.org/index.php?option=com_content&view=article&id=25:vegetarianismo&catid=18:textos-fundamentais&Itemid=15

http://www.jornaldomercadopoa.com.br/index.php?view=article&id=221%3Anutricionismo-valor-e-importancia-da-carne-na-alimentacao&option=com_content&Itemid=117
http://bemzen.uol.com.br/noticias/ver/2011/06/20/2631-alimentacao-vegetariana

Fontes de vídeo:
http://www.vegetarianismo.com.br/sitio/


Comentários