Pular para o conteúdo principal

Desigualdades e Preconceitos...


por Nathália,

Hoje em dia vivemos em um mundo repleto de desigualdades. Quando falamos em desigualdade, logo nos vem à mente a desigualdade social ou a racial, que hoje em dia são as mais comuns e discutidas. Porém a questão das desigualdades não se restringe apenas a estes dois itens, pelo contrário, ela se abrange em alguns outros como: a desigualdade de gênero, religiosa e etária.

Além de existirem tantas desigualdades no mundo, ainda há a questão de preconceito em relação a elas. Cada pessoa envolvida nessas desigualdades sofre de um jeito diferente, sendo julgadas, excluídas de um grupo de pessoas, não tendo a mesma oportunidade que o outro tem, ou até mesmo sendo motivo de piadas e gozações de outros indivíduos.

A desigualdade social trata-se de uma má distribuição financeira, onde muitos têm pouco e poucos têm muito. Enquanto alguns usam roupas de marca e desperdiçam comida, outros queriam apenas uma peça de roupa barata e dariam tudo por esta sobra. Os menos afortunados na maioria das vezes não têm a mesma oportunidade do que os mais ricos, pois eles não têm condições de ter um bom estudo ou então por serem descriminados e por isso não conseguirem empregos. Isto também acontece na desigualdade racial, que é de acordo com a cor da pele, e os benefícios ou prejuízos que esta pode trazer. Muitas vezes as pessoas de pele mais escuras ganham apelidos desagradáveis e humilhantes, não são aceitos em empregos e geralmente sofrem bullying. Porém isto não acontece apenas com os negros, mas também em outras situações como por exemplo, as loiras, que são conhecidas como as mais  “burras”.

 Já a desigualdade de gênero, tem a ver com os sexos feminino e masculino, que acontece quando dizem que as mulheres não são capazes de assumir as tarefas dos homens por ser o “sexo frágil”, que elas não sabem dirigir tão bem quanto eles, e que o lugar delas é na cozinha fazendo comida.

 Também existe a desigualdade religiosa, quando uns são privilegiados ou prejudicados de acordo com a sua religião ou crença. Em muitas religiões os fiéis são alvos de piadas por causa dos seus princípios, e até mesmo discriminadas e excluídas.

E finalmente a desigualdade etária, que tem a ver com a idade da pessoa, e a falta de oportunidades na vida dependendo dela. Muitas empresas não admitem pessoas que já ultrapassaram certa idade, mesmo que esta tenha condições de realizar o trabalho.

Podemos evitar a desigualdade começando por nós mesmos, assim se cada um fizer a sua parte, futuramente não haverá nenhum tipo de descriminação, seja ela social, racial ou qualquer outra. Penso que não há razões para tais preconceitos se todos somos seres humanos e ninguém é melhor do que ninguém.

Referências:
https://skydrive.live.com/redir.aspx?cid=e87db1278c315f70&page=browse&resid=E87DB1278C315F70!320&sc=Documents&authkey=!ACnLWQCP-vU6SOY&Bpub=SDX.SkyDrive&Bsrc=SkyMail

Comentários