Pular para o conteúdo principal

Movidos pelo ouro




por Rhanna,

Neste post, vou apresentar meu comentário sobre a leitura do texto “Ouro na colônia portuguesa”,presente no livro “História em movimento”, escrito pela Gislaine Azevedo e Reinaldo Azevedo. Eu sei que há vários textos sobre esse assunto nos blogs das oitavas séries do Colégio de Aplicação, porém cada um tem a sua opinião e vale lembrar que a extração de ouro foi algo muito marcante na história do nosso país.

 
A riqueza controlava e controla até hoje as pessoas. Elas largaram tudo para conseguirem ouro e maltratavam escravos para ganharem bastante sem gastar quase nada. Os ricos, em geral, não percebiam que os escravos também eram humanos, e não mercadorias, eles deveriam ser tratados com respeito.

A Coroa portuguesa sempre encontrava novos meios de pegar nossos metais, como na cobrança de impostos absurdos. Eles usaram e abusaram do nosso ouro, retiraram tudo e levaram para adornar suas cidades. Poderíamos ter sido um dos países mais ricos e se dividíssemos igualmente todas as riquezas, não haveria pobreza. 

A vontade de ser mais e mais rico era tanta, que as pessoas enganavam as outras, roubavam, matavam e mentiam. Na Guerra dos Emboabas, que ocorreu entre os anos de 1707 e 1709, por exemplo, os paulistas e os que vinham de fora não podiam dividir? Não, eles tinham que ser egoístas e acabar com várias vidas. Muitos morreram tentando se livrar dos impostos absurdos que o governo cobrava, mas essa cobrança existe até nos dias de hoje. Os ricos eram os mais beneficiados, quem não tinha muito normalmente permanecia assim, pois apenas os que tinham condições podiam comprar pedaços de terra para tentar encontrar ouro. Por causa disso, grande parte do ouro encontrado em Minas Gerais, se concentrava nas mãos da minoria.

 A exploração de ouro aqui no Brasil teve pontos positivos e negativos. O nosso país cresceu muito, foi colonizado, se desenvolveu, descobriu outras culturas, ganhou novas construções e modificou-se bastante. Porém, o desenvolvimento da cultura e das cidades levou a perda de boa parte de nossos metais, já que esses acabaram sendo enviados para a Europa. Além disso, houve a morte de milhares de indígenas e escravos, ocorreram guerras e conflitos, cresceram as desigualdades sociais e a infelicidade veio à tona.

Hoje, podemos visualizar uma grande quantidade de cultura e ouro nessas regiões. Esses locais viraram pontos históricos e muitas pessoas vão para conhecê-los. Muitas construções antigas ainda existem e fazem parte da beleza de Minas Gerais, como as igrejas, que possuem muito ouro, características barrocas e obras de artistas muito reconhecidos atualmente. Porém, isso tudo deu bastante trabalho para os escravos, que tinham péssimas condições de vida e muitas vezes morriam.

Imagens retiradas dos sites:
http://www.manualdoturista.com.br/detalhes.asp?pesquisa=1206&detalhes=4>. Acesso em: 21 out. 2012.
http://carlosfatorelli27013.blogspot.com.br/2010/02/os-terratenentes-do-brasil-14-os.html>. Acesso em: 21 out. 2012.

Comentários