Pular para o conteúdo principal

Divisão dos estados no Brasil!


por Felipe,

            A divisão dos estados brasileiros tem uma história muito interessante, que envolve diversas pessoas e motivos desde as capitanias hereditárias até os dias de hoje. Afinal não é fácil dividir corretamente um país com grande extensão fundiária. No ano de 1534 com diversos ataques de piratas interessados em madeira e pedras preciosas Portugal resolveu dividir o território em 15 faixas que iam do litoral até a linha imaginária do tratado de Tordesilhas, essas faixas eram chamadas de capitanias hereditárias e eram lideradas por capitães-donatários. No ano de 1709 os portugueses decidiram reorganizar as terras coloniais com o critério de fatores econômicos. Essa ideia originou as sete províncias com extensões gigantescas de terra que possuíam fronteiras, mas delimitadas, assim foi fácil de expulsar os piratas da região, essas províncias eram parecidas com estado, mas tinham suas próprias leis criadas por um governador central.      
                                                    
No ano de 1822 o Brasil tinha plano de independência planejado com as divisões dos territórios  em estados para facilitar o governo. Muitos dos estados já  estavam no rascunho feito na época. Só nos estados do nordeste mudaram um pouco desde daquela época. As mudanças foram feitas depois de 1889 e da proclamação da República, a maior delas foi adotar o nome de “estado” para denominar as partes divididas do território. Os estados significam as unidades da federação brasileira, O Brasil tem suas leis próprias pois está organizado politicamente e tem total autonomia.

Em 1904, o Acre é comprado da Bolívia, já em 1942, o governo cria os territórios de Roraima (ainda com nome de Rio Branco), Amapá e Fernando de Noronha, no ano de 1946, é criado o estado de Rondônia (Guaporé),e em 1960, Goiás é desmembrado para abrigar a capital, Brasília, e no ano de 1979, um novo desenho dá origem ao Mato Grosso do Sul. A Constituição de 1988 define as divisões atuais, indicando a criação de Tocantins para 1989 .Na década de 1990 o Brasil finalmente obteve seu formato que tem atualmente, com seus 26 estados e o Distrito Federal.

No entanto existe várias propostas no congresso para criar novos territórios no Brasil como: No estado de Maranhão do Sul, teria uma população estimada de 1,3 milhão de habitantes. Já o estado de Minas do Norte seria criado tirando um pedaço de Minas Gerais para agrupar 181 municípios do norte e dos vales do Jequitinhonha e Mucuri. A população estimada da área é de 2 milhões de pessoas.

Referências:

Comentários