Pular para o conteúdo principal

AVAIANOS E ALVINEGROS: AMOR OU ÓDIO?




por Vinícius Silveira Luz, 

Como qualquer manezinho da ilha de Florianópolis, torço por algum time de Floripa. Pois bem, eu torço para o Avaí, mas quase por obrigação de meu pai, fiel frequentador da Ressacada. Ao longo dos anos, torcendo pelo Avaí, adquiri um amor muito grande pelo time e, consequentemente, um ódio muito grande por outro time da capital de Santa Catarina, o Figueirense. É isso mesmo, infelizmente ou felizmente, não tem como ser avaiano e não criticar alvinegros ou não falar mal uma vez ou outra.

A rivalidade desses times na capital é imensa. Todo avaiano, mesmo na pior situação, tem uma desculpa para diminuir um torcedor alvinegro. Exemplo: toda contratação ótima do clube alvinegro, o avaiano tem uma desculpa para rebaixar aquele jogador, mesmo que custe ao torcedor do Avaí uma pesquisa completa sobre o jogador recém-contratado apenas pelo prazer de diminuí-lo, é algo que acontece por impulso, é uma coisa espontânea diminuir os jogadores de futebol, por mais que saibamos o quanto eles se esforçam em sua profissão.

Outra coisa que o avaiano faz é não perder um jogo do Figueirense. Por mais que ele odeie o time, sempre acompanha as partidas para, no outro dia, criticar os figayrenses e ficar chamando os torcedores de perdedores. É uma loucura isso, mesmo que o time esteja em primeiro, o avaiano sempre vai apontar um erro, ele nunca vai perder uma chance de criticar os alvinegros. Alguns dizem que é ódio, mas há outros que falam que é amor.
O torcedor do Leão da Ilha sempre vai também criticar o comportamento da gambazada e falar que são um bando de baderneiros, mesmo que não tenham feito nada. O avaiano sempre vai falar mal do técnico do Figueirense, sempre vai falar mal de algum torcedor que passa na rua e sempre vai falar mal do estádio do furacão alvinegro. É como se o avaiano tivesse uma anotação na sua mão, uma espécie de listagem de apelidos negativos para destratar o torcedor alvinegro.  Da mesma forma, uma das manias dos alvinegros é sempre dizer que a grama de seu estádio é melhor, que os avaianos jogam em um mangue (o que tecnicamente é verdade) os alvinegros falam também que as mulheres que torcem pelo Figueirense são bem mais bonitas que as avaianas e que são bem menos ‘’casqueiras’’. Os torcedores do brócolis do estreito também sempre se vangloriam por terem feito campanhas bem melhores do que a dos avaianos na série A, sempre se acham pois estão na série A e sempre chamam o time do Avai de Bvai , e também dizem que seu uniforme é bem melhor do que o do Avai e nos chamam de bananas de pijamas por causa do uniforme. Mas por incrível que pareça, os alvinegros sempre reclamam menos, não sei o porquê, mas eles sempre param de discutir mais cedo, acho que mesmo sem querer, os apaixonados pelo Azulão são muito chatos e os torcedores do Gigante do Estreito não aguentam.

Más há alguns momentos no ano em que a rivalidade entre os times estoura. É na época do chamado clássico, o grande jogo entre Avaí e Figueirense, que surgem motivos (reais ou não) para semanas de discussão entre os rivais.  Quem ganha fica dias se vangloriando e sempre quem perde fica semanas aguentando a chatice do torcedor adversário. Posso dizer que já tive muita dor de cabeça por causa dos torcedores alvinegros. 

Apesar dessa rivalidade e das diversas brigas que ocorrem por conta dela, chegam a ser engraçadas as disputas. Às vezes paro e penso nos motivos ridículos pelos quais eu critico os alvinegros e não tem como não rir, acho que deve ser mania de manezinho criticar muito os outros e sempre colocar defeito em tudo.

Enfim, as coisas mais importantes nessa rivalidade são os três pontos e a amizade, pois sem querer acabamos nos unindo por causa desses times, mesmo com as grandes discussões acabamos sempre bem e sempre amigos. Pode parecer estranho, mas fazer o quê? Esse é o lugar onde eu moro, o lugar onde o Futebol e a Tainha irão sempre reinar.


Créditos da  imagem:
http://blog.colunaextra.com.br/2012/05/mais-um-show-na-ressacada-avaiontherun.html


                        

Comentários