Pular para o conteúdo principal

A diversão da internet


por Vinícius Santos,

Boa parte das pessoas que utilizam a internet estão ligadas em jogos. Mas quando eles foram criados e como veem se desenvolvendo? Segundo o site do portal-anime tudo começou na década de 1990 quando foi criado o primeiro jogo online. Os primeiros jogos online foram os jogos de tiro (www.i9artigos.com.br).

Hoje boa parte das pessoas estão conectadas a internet, que com seu avanço possibilitou várias formas de lazer. Entre elas a que mais se destaca entre os jovens são os jogos eletrônicos.

O que chama atenção sobre a história da utilização da internet para os jogos online é a forma que eram acessados, eles eram conectados entre si através do modem de seu computador e sua linha telefônica. Na década de 1990 aconteceram várias transformações onde se destacou o ano de 1991 no qual foi lançado o primeiro jogo online que era uma espécie de xadrez adaptado. No ano seguinte os jogos começaram se popularizar por uma forma chamada de BBS (Bulletin Board System) que é um tipo de sistema que permite a ligação via telefone a um sistema através do seu computador e interagir com ele.

Em 1994 um dos jogos mais populares era o DOOM, um jogo que foi lançado em 1993 e já fazia sucesso como multiplayer online. Em 1995 as vantagens que a internet oferecia eram muito maiores do que as dos anos anteriores, por causa do alcance mundial e liberdade de jogar onde quiser e sem pagar. No ano de 1997, com a chegada das conexões de alta velocidade, os jogos passaram a ser mais complexos. Um exemplo disso são os jogos de RPG (Role Playing Game) que também começaram a crescer muito, então surgiram os MMORPG (Massive Multiplay Online Role Playing Game) que são os jogos de RPG que levam multidões de jogadores em uma mesma partida.

Os jogos de RPG são  a união do conceito de teatro como as mesmas regras de um jogo, onde o jogador interpreta seu personagem ficcional.Uma partida de RPG consiste basicamente em um grupo de jogadores onde um deles assume um papel de “mestre”, e os demais serão os personagens.O mestre nunca terá o controle total da história pois nunca se saberá o que os jogadores irão fazer diante da situações criadas no decorrer da história.O mestre após alguns eventos ira distribuir pontos para que o jogo fique mais interessante.

FONTES:
http://www.rpgonline.com.br/o_que_e_rpg.asp
http://www.portal-anime.com/2011/05/como-surgiram-os-games-em-rede.html

Comentários