Pular para o conteúdo principal

"Um pedacinho de terra perdido no mar"


por Fabiane,

Florianópolis, ou melhor, Floripa, quem nunca ouviu falar? Com suas praias maravilhosas, gente bonita, torcedores apaixonados, paisagens inigualáveis, capital com maior qualidade de vida do Brasil, e com a sua fantástica ponte Hercílio Luz... Em meio a esse tanto de elogios, quem não fica com vontade de vir pra cá? Porém, é claro que nesse trecho "caça- turista", não são mostradas as partes um tanto ruins da nossa Ilha da Magia. Não foram citadas as mais de 33 toneladas de lixo que simplesmente "são esquecidas" nas praias durante os fins de semana. Também se esqueceram de avisar para não marcarem nenhum voo em um dia de jogo do Avaí, por que será né? Simplesmente porque o único trajeto que leva até o Aeroporto Hercílio Luz vai estar completamente engarrafado de carros buzinando, se dirigindo à Ressacada com o hino do time da raça de trilha sonora, e bem alta por sinal. Ah, e depois de no mínimo três horas na fila, as chances de você encontrar a Gorete no aeroporto ou perto da Ressacada e levar uma cuspida na cara são de 90%, hahaha.

Eu não estou reclamando dos torcedores, não mesmo, estou é procurando em meio a essa multidão de carros, a infraestrutura que tanto dizem ter a "capital com maior qualidade de vida do Brasil". Qualidade de vida? Onde é que ela está, que ninguém vê? Ah, ela simplesmente desapareceu, assim como os oito metros da árvore de natal de 2009 daqui de Florianópolis, assim como o imposto pago pelos trabalhadores, assim como a dignidade dos políticos.

E a tão falada Ponte Hercílio Luz, como é que fica? Só para constar, começaram a construí-la em novembro de 1922 e ela foi inaugurada em maio de 1926. Para a maior ponte pênsil do Brasil, com aproximadamente 819,471 metros de comprimento, é um tempo admissível. O que incomoda tanto os manezinhos são os escândalos que acontecem em torno da restauração da ponte. Ela está há 30 anos interditada, e essas três décadas renderam 100 milhões de reais pagos pela população sabe-se lá para quem, e rendeu uma estaca para o mar. Sim, aquela estaca que foi colocada para sustentar a ponte caiu, foi literalmente por água abaixo. Onde já se viu a reforma de uma ponte durar mais que o quádruplo do tempo que foi usado para construí-la? Não é à toa que Floripa é chamada de Ilha da Magia. Só aqui mesmo que seu dinheiro some num passe de mágica, que as calçadas e ciclovias praticamente só existem na Beira Mar Norte, que no movimento Passe Livre comparecem apenas umas 100 pessoas e na Parada Gay 150 mil*, que as obras só são feitas no mês de eleição, que o transporte público cobra "o olho da cara" para fazer você se sentir como uma sardinha enlatada... Mas também é só aqui mesmo que pegando um ônibus no TICEN você chega a Los Angeles, que você encontra lagoas, dunas, montanhas, mangues, as mais belas praias e paisagens.

E é assim, com todos os defeitos e todas as qualidades, com todos os prós e contras, que os manezinhos aprenderam a amar essa cidade, do jeitinho que ela é. E como diria o grande Mc Eltin: “Floripa! Visitada pelo mundo inteiro, um paraíso perdido no litoral brasileiro, como uma mulher que eu amo e protejo, Ilha da Magia essa terra eu não deixo!”

*Segundo dados de 2012.

Comentários

Anônimo disse…
muito bom gostei