Pular para o conteúdo principal

Mobilidade Urbana de Florianópolis: Muitos problemas, poucas propostas resolutivas


por Fabiane,

Ultimamente todos nós que temos que aguentar o trânsito florianopolitano sabemos o quão horrível é ficar horas naquelas filas que nos fazem andar meio metro a cada dez minutos. Todos nós sabemos o quão ruim é a mobilidade urbana de Florianópolis, assim como sabemos o quão ruim é também o transporte público da nossa cidade.

Na minha opinião uma solução para grande parte do problema de mobilidade urbana é um transporte público de qualidade, coisa que nós não temos. Em uma cidade que se paga R$2,90 em dinheiro para ir da casa ao trabalho, por exemplo, era no mínimo de se esperar um meio de transporte onde possamos ir com tranquilidade de um lugar ao outro. Porém, pegando ônibus aqui na capital, podemos observar diversas falhas cometidas tanto pela população, quanto pelas empresas que controlam o transporte coletivo. Janelas emperradas, paredes riscadas, bancos estragados, goteiras no teto, são umas das precariedades do transporte,além de poucos ônibus por horário, fazendo com que vários veículos andem superlotados, principalmente nos horários de pico.

Se você estiver na rua, dentro de um veículo e estiver em uma fila, por exemplo, preste atenção nos automóveis à sua volta. Aproximadamente sete em cada dez carros trafegam com apenas uma pessoa dentro. Imagine o quanto isso não polui? Na minha opinião, se existisse um transporte público de qualidade, essas sete pessoas em questão poderiam certamente utilizar ônibus sem receio.

Acontece que há diversas coisas que ocorrem, digamos, dentro das empresas, que não ficamos cientes. Há também as pessoas que acham que a culpa do transporte ser ruim é toda dos cobradores e motoristas, porém, eles também podem ser vítimas de seus “patrões”, que estão no comando. A seguir o depoimento de  Souza (nome fictício), cobrador da empresa Estrela: 

“Sou Cobrador da empresa Estrela, há quase dois anos e durante esse tempo eu pude perceber o quanto é difícil exercer a função de cobrador e motorista. As pessoas falam que a gente ganha bem, bem mesmo? Só que se esqueceram de informar os descontos que tem e mais a carga horária de muitos trabalhadores, que como no meu caso, saem de casa 16h00 e voltam à 01h00 da manhã. E todo esse tempo, sentado podendo ter um problema sério de coluna...Sem falar do estresse, no qual a maioria da população que passa um dia inteiro de estresse em serviço ou aula, pega ônibus pra voltar pra casa e desconta em quem? Nos motoristas e cobradores! Vocês sabiam que não temos plano de saúde? Nem um auxílio funeral ou outro qualquer tipo de ajuda? Sabiam que os patrões estão arrecadando milhões e ainda ganhando dinheiro através de descontos de coisas que nem existem? São 100 mil reais em manutenção de ar condicionado dos ônibus... Mas onde estão esse ar condicionados? E sabe aquelas propagandas atrás dos ônibus? As empresas lucram R$1.500 por ônibus em um prazo de 15 dias! Às vezes nós fazemos greve sim, pois revindicamos algo pelo qual temos direitos. Nossos patrões estão aí lucrando cada vez mais, aumentando as tarifas e dizendo que é para o aumento do nosso salário. Está aí o meu desabafo, se quer ficar contra nós, que fique, mas saiba que nós estamos sofrendo junto com vocês, cidadãos florianopolitanos”.

Comentários